Resumo

Título do Artigo

COMO AS MÍDIAS ESTÃO DIVULGANDO NOVOS SERVIÇOS EXPERIENCIAIS? UM ESTUDO INFORMÉTRICO DO UBER NA MÍDIA
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Palavras Chave

Informetria
Marketing de Experiência
Mídia

Área

Marketing e Gestão

Tema

Redes, mídias sociais e meios digitais

Autores

Nome
1 - juliana ferian da silva
-
2 - Giuliana Isabella
INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER) - Sao Paulo

Reumo

Estudos na área de estratégia de marketing em geral focam nas consequências de suas ações, como por exemplo, satisfação do cliente, retorno em vendas, fidelização, recomendação aos amigos e familiares. Com a facilidade de aplicativos, a experiência do consumidor deixou de ser apenas durante o consumo de compra ou utilização do produto, e passou a ser também no processo de busca de informações. As mídias jornalísticas possuem impacto na formação de opinião do público em geral, então acompanhar o que está sendo divulgado pelos jornalistas é de extrema relevância.
Com a importância da mídia jornalística, e com a acessão da Internet, verifica-se a necessidade de entender o papel da mídia nos dias atuais. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo demonstrar o papel da mídia jornalística sobre a divulgação de um novo modelo de serviço. Em outras palavras, busca-se responder à pergunta: como a mídia jornalística impressa brasileira vem lidando com o lançamento de novos serviços de experiência?
A fim de atender as expectativas dos consumidores, as empresas tiveram que se adaptar e mudar as suas estratégias de marketing. Neste contexto, têm-se como estratégia o Marketing Experimental, que busca criar experiências entusiasmantes em determinada marca, que resultarão em emoções positivas, influenciando os consumidores no consumo futuro (KEMP; MURRAY, 2007). Quando as empresas conseguem implantar o marketing de experiência, elas são vistas como diferentes das outras, promovendo respostas boca a boca. Com isso apresentamos a mídia e suas influencias com foco em experiência de consumo.
Um dos métodos existentes para medir e analisar o fluxo da informação é a informetria. Desta forma, o presente estudo se deu por forma da análise informétrica, no qual foram analisadas 447 reportagens sobre o Uber e o Taxi. Assim, o estudo coletou todas as reportagens dos portais de notícias online G1 e Folha de S.Paulo, compreendidas entre de maio de 2014, mês em que o Uber chegou ao Brasil, até maio de 2016, que tiveram em sua base tanto a palavra “Uber”, “Táxi” ou “Taxista”.
Com o objetivo de analisar como foi a abordagem da mídia ao longo desses dois anos, três análises cronológicas diferentes foram feitas. Com essas o estudo informétrico nos forneceu uma análise descritiva da cronologia das reportagens que permitiu, junto a literatura de marketing de experiência desenvolver 4 proposições. Por exemplo, Proposição 1: A mídia parece não ter interesse imediato em divulgar as start ups ou novos modelos de experiência.
O resultado do presente estudo contribui com (1) o método, pouco explorado no marketing; (2) assessora no entendimento de como a mídia se comporta em relação ao lançamento de novos modelos de negócio que buscam trazer novas experiências aos consumidores; (3) auxilia as empresas, principalmente aquelas que buscam explorar uma nova experiência de consumo, trazendo insights de como os jornalistas estão lidando com essas empresas e situações.
HJARVARD, S. (2012). Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes, 5(2). KEMP, E.; MURRAY, J. (2007). Managing Experiential Marketing: Insight from a prototypical experience. ACR North American Advances. KUNTER, T.; TEICHERT, T. (2016) The scope of price promotion research: An informetric study. Journal of Business Research. 69(8), 2687-2696. MIRANDA, A. (2000). Information society: globalization, cultural identity and contents. Ciência da Informação, 29(2), 78-88.