Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PUBLICAÇÃO DE INFORMAÇÕES NAS REDES SOCIAIS POR ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO CONTEXTO DAS CIDADES INTELIGENTES
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Palavras Chave

cidades inteligentes
redes sociais
segurança pública

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Arthur Facin De Bortoli
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Pato Bracno
2 - Gilson Ditzel Santos
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Pato Branco

Reumo

O crescimento das cidades têm sido a tônica em trabalhos acadêmicos acerca da gestão pública, onde se argumenta, tendo o embasamento no conceito de smart cities, a respeito de uma relação positiva entre o crescimento das cidades e o aumento na complexidade e desafios de gestão para autoridades governamentais, inclusive no campo da segurança pública, que é o lócus teórico macro deste trabalho
Este trabalho tem por questão de pesquisa entender como se caracterizam as publicações dos órgãos de segurança pública em redes sociais e como os cidadãos interagem mediante tais publicações. Define-se por objetivo a análise da publicação de informações nas redes sociais por órgãos de segurança pública no contexto das cidades inteligentes. Delimita-se como objeto de análise o 3º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (3ºBPM) e suas postagens em sua página no Facebook. É ainda analisada a interação dos cidadãos com o 3ºBPM por intermédio destas postagens.
Utilizam-se autores que dão o embasamento sobre smart cities como Giffinger et al. (2017) e também autores que realizaram estudos semelhantes de modo a corroborar a análise como Allen (2017) e Lieberman, Koetzle e Sakiyama (2013).
Para tanto, é feito o uso da técnica de Open Coding de Strauss e Corbin (2002) tanto para a realização da coleta de dados como para a análise de dados donde emergiram categorias formais e materiais.
Foi descoberto que o conteúdo mais publicado foi ocorrências policiais, todavia foi o que gerou em média o menor engajamento, tendo como contrapartida publicações da categoria “serviços à população” que geraram o maior engajamento.
Os resultados também mostraram que o 3ºBPM segue a maior parte das diretrizes de uso de redes sociais, preconizadas pela literatura, devendo atentar, contudo para interações diretas com o público.
(CILLIERS, FLOWERDAY, 2014) (MENDONÇA et al., 2016) (LAZAROIU; ROSCIA, 2012) (GIFFINGER et al., 2007) (BATTY et al., 2012) (IBGE, 2007) (ALLEN,2017) (HEVERIN et al., 2010) (CENTRAL BEDFORDSHIRE, 2016) (STRAUSS & CORBIN, 2002) (LIEBERMAN; KOETZLE; SAKYIAMA, 2013) (BELLA; CORSI; LEPORATTI, 2014) (WALRAVENS, 2015) (FERNANDEZ; DICKINSON; ALANI, 2017) (CAPUTO; MCINTYRE, 2015) (DERBYSHIRE CONSTABULARY, 2017) POLÍCIA MILITAR DO PARANA