Resumo

Título do Artigo

Johnnie Walker: sempre em frente

Palavras Chave

gestão de marca
branding
Johnnie Walker

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Levy Henrique Barbosa dos Santos
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU) - Recife
2 - Beatriz Gondim Matos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Curso de Administração

Reumo

Este caso retrata a história da construção da marca Johnnie Walker trazendo as principais ações de mudanças e dificuldades ao longo de 150 anos. A criação e lançamento do primeiro produto já foi marcada com diferenciação na categoria na qual estava inserida. A empresa mudou de mãos no decorrer destes anos e teve que revitalizar os valores de marca para se manter competitiva e ampliar a participação internacional. Pode-se mencionar o lançamento de novos produtos, adoção de valores ocidentais valores ocidentais e ações para prover maior conexão da marca com os usuários por meio de experiências
Discutir vários aspectos relacionados à marca, tais como: identidade visual; embalagem; personalidade e mascote; uso de campanhas publicitárias; lançamentos de novos produtos.
A construção do caso foi baseada em fontes secundárias de dados e utilizou-se de conteúdo obtido em blogs, site de empresa e vídeos do youtube.
O caso pode ser utilizado nos cursos de graduação ou especialização em administração, marketing ou publicidade em disciplinas de Gestão Estratégica de marca; Gestão de Marca; Branding; Gestão de Marcas e de produtos.
KELLER, Kevin Lane; MACHADO, Marcos. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Prentice Hall, 2009. PEREZ, Clotilde. Signos de Marca: expressividade e sensorialidade. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. SCHMITT, Bernd. Experiential Marketing. Journal of Marketing Management, v. 15, n. 1-3, p. 53-67, 1999. TAVARES, Fred. Gestão da marca: estratégia e marketing. Editora E-papers, 2003.