Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTILOS DE LIDERANÇA: ANÁLISE DA LITERATURA E AGENDA DE PESQUISA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de Desempenho
Estilos de Liderança
Análise Sistemática da Literatura

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - Rodrigo Rengel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Sandra Rolim Ensslin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

A liderança tem influência direta no rumo da empresa ao sucesso, desta forma, diferentes estilos de liderança levam a diferentes resultados. A área de conhecimento da Avaliação de Desempenho (AD) propicia informações para amparar as atividades dos líderes, gerando e mantendo melhorias contínuas de gestão para as organizações que estes comandam, bem como possibilita a mensuração do próprio desempenho destes estilos de liderança. Salienta-se a importância de se analisar como a comunidade científica vem debatendo esse tema sob a ótica da AD.
Tem-se como pergunta de pesquisa: Quais são as oportunidades de pesquisa relativas à avaliação de desempenho dos estilos de liderança? Para responder esta situação, o objetivo deste estudo é analisar e identificar lacunas de pesquisa do fragmento da literatura de AD dos Estilos de Liderança.
A avaliação de desempenho é o meio de ligação entre a liderança e o desempenho organizacional (LIU; VAN DOOREN, 2014). Desta forma, compreende-se a necessidade de avaliação de desempenho como ferramenta de gestão. Porém, o desafio da avaliação de desempenho dos estilos de liderança ainda permanece em como melhor avalia-los, pois até então, utiliza-se simplesmente ferramentas de questionário, com base nas opiniões dos respondentes (AVOLIO; BASS, 1999).
As variáveis básicas, identificaram os autores mais prolíficos da área; as redes de colaboração; além das ferramentas de AD nos artigos do Portfólio Bibliográfico (PB). Quanto a análise bibliométrica das variáveis avançadas, identificou-se com base em Neely, Gregory e Platts (1995); Van Camp e Braet (2016); e Bourne et al. (2000) as características dos Sistemas de AD apresentados nos artigos que compuseram o PB deste estudo, identificando, com base no Referencial Teórico e nas análises de variáveis básicas e avançadas as oportunidades de pesquisa da área de AD dos Estilos de Liderança.
De modo geral, a AD dos estilos de liderança está consolidando-se, sendo assim, apresenta ainda diversas lacunas de pesquisa e necessidades como um sistema integrado com um conjunto de medidas que analisem e interajam com o ambiente interno e externo. Medidas estas que precisam de métricas mais robustas e classificadas de acordo com os objetivos estratégicos das organizações, para que torne-se possível sua utilização para a tomada de decisão, gerando assim um ciclo de melhoria contínua.
Bourne, M., Mills, J., Wilcox, M., Neely, A., & Platts, K. (2000). Designing, implementing and updating performance measurement systems. International journal of operations & production management, 20(7), 754-771. Neely, A., Gregory, M., & Platts, K. (1995). Performance measurement system design - A literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management, 15(4), 80-116. Van Camp, J., & Braet, J. (2016). Taxonomizing performance measurement systems’ failures. International journal of productivity and performance management, 65(5), 672-693.