Resumo

Título do Artigo

FORRÓ OU SERTANEJO? Entendendo o etnocentrismo do consumidor paraibano
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Palavras Chave

Etnocentrismo
Consumo
Música

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Thiago Assunção de Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Nelsio Rodrigues de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Antonio Messias Valdevino
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
4 - José Lucas Silva Siqueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA/UFPB
5 - Lívia Nogueira Pellizzoni
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA

Reumo

O etnocentrismo do consumidor pode ser entendido como um modo de preservar a cultura, a solidariedade, a cooperação, a lealdade e a sobrevivência de um grupo, e neste estudo, por sua vez, foi adaptado a partir do conceito geral sobre etnocentrismo de acordo com Shimp e Sharma (1987). Versa acerca de um entendimento de que o comportamento em preferir determinado tipo de produto/serviço, e no caso deste estudo um estilo musical, é aceitável ou não para o grupo a qual ele quer pertencer.
Qual o comportamento do consumidor paraibano quanto ao seu estilo musical, levando em consideração o valor etnocêntrico? Assim, em busca de responder o problema, a pesquisa objetiva analisar a existência ou não do etnocentrismo do consumidor paraibano perante o estilo musical local. Com isso, busca-se identificar a preferência destes quanto ao estilo musical entre forró ou sertanejo, verificar se eles valorizam as suas raízes culturais; se há uma valorização do forró em festas juninas e identificar se estilos musicais diferentes do forró são bem aceitos em festas típicas juninas.
A fundamentação teórica do trabalho se dividem em quatro seções que discutem o etnocentrismo, abordando o conceito adotado por Shimp e Sharma (1987), bem como a formulação da Consumer Ethnocentric Tendencies Scale (CETSCALE); discute aspectos referente ao consumo de música; contextualiza-se a música brasileira, apresentando aspectos do forró e do sertanejo; e, por fim, discute-se sobre as festas juninas no Brasil.
Os procedimentos metodológicos empregados neste estudo foram de natureza exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa, classificando-se como survey. Realizou-se uma pesquisa não probabilística com uma amostra que compreendeu 272 respondentes. A escala utilizada foi a Consumer Ethnocentric Tendencies Scale, adaptada ao contexto estudado, em escala tipo Likert com itens de concordância, variando de 1 a 7. As análises foram procedidas por meio do Software SPSS versão 22, SmartPLS versão 2.0 M3 e R versão 3.4.2.
A pesquisa com amostra de 272 respondentes, todos paraibanos. A maioria caracterizada por mulheres (59%) com idade predominantemente entre 21 e 35 anos. Fez-se uma análise fatorial exploratória, que resultou em quatro componentes barreiras à música sertaneja, incentivos às músicas nordestinas, apego às raízes culturais e aceitação de outros estilos musicais explicando conjuntamente 62,8% da variância total. A consistência interna final da escala ficou 0,928. Apresenta-se uma análise descritiva dos construtos e, a posteriori, uma análise do modelo de equações estruturais.
De modo geral, verificando o perfil da amostra é possível identificar que a preferência dos paraibanos quanto ao estilo musical é o forró em detrimento do sertanejo, contudo a maior frequência das respostas quanto à preferência pela música é a MPB. É possível afirmar que os paraibanos valorizam as suas raízes culturais, todavia apesar de valorizar o forró em festas juninas os respondentes se mostram favoráveis a outros estilos nas festas de São João, pelos paraibanos. Em síntese, o paraibano se apresenta como etnocêntrico quando se visualiza os itens relacionados ao apego às raízes.
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