Resumo

Título do Artigo

Indicadores de Sustentabilidade para avaliação de redes de catadores de materiais recicláveis
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Redes de Cooperação
Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis
Indicadores de Sustentabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Viviane Pisano
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo
2 - Jacques Demajorovic
Centro Universitário da FEI-SP - Administração
3 - Gina Rizpah Besen
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Instituto de Energia e Ambiente

Reumo

Os catadores de materiais recicláveis passaram por importantes avanços, evoluindo de trabalhadores avulsos e marginalizados a organizados em cooperativas e associações. Tal organização, entretanto, não tem sido suficiente no enfrentamento dos desafios impostos pelo mercado da reciclagem. Nesse sentido surgem as redes de cooperativas como meio de melhor posicionamento dos catadores diante de tais desafios. Tema ainda pouco explorado na literatura, as considerações relativas ao tipo de gestão, efetividade das atividades, dificuldades encontradas e sustentabilidade dessas redes são incipientes.
Como identificar a tendência à sustentabilidade de redes de empreendimentos de catadores? Propor um conjunto de indicadores de avaliação da sustentabilidade das redes de empreendimentos de catadores com base nos indicadores de sustentabilidade de organizações de catadores propostos por Besen et al., (2017).
A avaliação de empreendimentos singulares de catadores pode evoluir a partir da consolidação do Índice de Sustentabilidade proposto por Besen et al., (2017), composto por um conjunto de 21 indicadores para cooperativas e associações, visam avaliar a sua sustentabilidade nos aspectos: legal/institucional; socioeconômico; organizacional; eficiência operacional e condições de trabalho, saúde e segurança do trabalhador. Apesar da ampla utilização dos indicadores em pesquisas ainda é carente as que investiguem questões relativas às especificidades de gestão da rede e suas especificidades.
A pesquisa de caráter qualitativo descritivo foi baseada em consulta à autora dos indicadores originais, na aplicação dos indicadores adaptados em duas redes de catadores que contam com diferentes portes, tempo de existência e práticas de gestão e entrevistas com os profissionais que assessoram a gestão destas redes.
Resultou-se em um conjunto de 22 indicadores que buscam avaliar a tendência à sustentabilidade de redes de empreendimentos de catadores. A relação da literatura com os indicadores adaptados às redes poderá contribuir para o avanço do campo teórico ainda insipiente ao trazer dados empíricos qualitativos e quantitativos sobre a gestão das redes de empreendimentos de catadores. Sua aplicação possibilitará também trazer novos elementos teóricos que auxiliem na compreensão mais profunda desse arranjo organizacional.
A pesquisa possibilitou compreender a multiplicidade de realidades apresentadas pelas redes de empreendimentos de catadores. O desafio da adaptação dos indicadores consiste em englobar as diferentes possibilidades de realidades e a influência dos cenários na tendência à sustentabilidade das redes. O modelo aqui proposto traz elementos que dialogam com a teoria a cerca das potencialidades e desafios trazidos pelas redes de empreendimentos de catadores. Seu refinamento e validação, e posterior consolidação do uso podem trazer novos elementos para a análise e compreensão do fenômeno das redes.
BESEN, G. R. et al. Gestão da coleta seletiva e de organizações de catadores: indicadores e índices de sustentabilidade. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, 2017. DOI: 10.11606/9788588848245 TIRADO-SOTO, M. M.; ZAMBERLAN, F. L. Networks of recyclable material waste-picker’s cooperatives: An alternative for the solid waste management in the city of Rio de Janeiro. Waste Management, v. 33, n. 4, p. 1004–1012, 2013.