Resumo

Título do Artigo

DIMENSÕES DA INOVAÇÃO SOCIAL EM PROJETOS COM FOCO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E JOVENS NO CEARÁ
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação social
Fundação Casa Grande
Associação Estação da Luz

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Social e Organizações do Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Tainah Pinheiro Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - faculdade de administração
2 - Julia Mitsue Vieira Cruz Kumasaka
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
3 - Sandra Maria dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

O mundo atual nega liberdades fundamentais a um grande número de pessoas (SEN, 2010). Diante disto, surge uma dinâmica em busca de soluções inovadoras para preencher os vazios das políticas públicas e os espaços de exclusão social (MARTINS, 2016). Nesse contexto, a inovação social apresenta-se como uma alternativa viável ao futuro da sociedade, ao propor a aplicação do conhecimento às necessidades sociais, por meio da participação e cooperação de todos os atores envolvidos (BIGNETTI, 2011).
O objetivo geral deste trabalho é investigar como se caracterizam as dimensões da inovação social, à luz do modelo de Tardif e Harrisson (2005), em projetos com foco na melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens no Ceará. Como objetivos específicos, temos: Analisar os elementos da dimensão “Transformações”; Analisar os elementos da dimensão “Caráter Inovador”; Analisar os elementos da dimensão “Inovação”; Analisar os elementos da dimensão “Atores”; Analisar os elementos da dimensão “Processos”.
Os primeiros usos da expressão “inovação social” na literatura remetem a década de 1970 (CLOUTIER, 2003). Mas, apenas a partir do início dos anos 2000, é que ocorre o seu desenvolvimento como área do conhecimento (MOULEART et al., 2005). Assim, na busca de identificar os elementos que caracterizam as inovações sociais, Tardif e Harrisson (2005) analisaram 49 estudos de caso sobre o tema e definiram cinco categorias de análise: Transformações; Caráter inovador; Inovação; Atores; Processos.
Esse trabalho tem como estratégia de pesquisa o estudo de caso múltiplo, por meio de coleta de dados em campo, a partir de entrevistas semi-estruturadas, observação direta e pesquisa documental e os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo, com o uso de software Atlas.ti. Os casos analisados são a Fundação Casa Grande, localizada no município de Nova Olinda, e a Associação Estação da Luz, estabelecida no município do Eusébio.
O contexto econômico e social observado em cada caso foi identificado como fator motivador apenas para a constituição da Fundação Casa Grande. No caso da Associação Estação da Luz, a ação desencadeada foi protagonizada por atores organizacionais e não por atores da sociedade civil em busca de atender a suas próprias demandas sociais. Há, todavia, convergência em relação à natureza das atividades desenvolvidas, ambas são de impacto local, caráter social e visam o bem comum.
Concluiu-se que a Fundação Casa Grande é um exemplo de inovação social, visto que todas as dimensões investigadas foram identificadas no caso estudado. Já no caso da Associação Estação da Luz, ainda que as suas atividades sejam voltadas para a solução de necessidades sociais, outras características essenciais, como a participação ativa dos beneficiários no processo, não foram observadas. Por isso, a Estação da Luz é compreendida como uma instituição do terceiro setor com fins sociais.
BIGNETTI, L. P. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, p. 3-14, 2011. CLOUTIER, J. Qu‟est-ce que l‟innovation sociale? In: CRISES. Centre de Recherche sur lês Innovations Sociales. Cahier du CRISES. Québec, 2003. p. 1-46. TARDIF, C; HARRISSON, D. Complémentarité, convergence e transversalité: La conceptualization de l‟innovation sociale au CRISES. In: CRISES. Centre de Recherche Sur Les Innovation Sociales. Cahiers du CRISES. Québec, 2005. p. 1-81.