Resumo

Título do Artigo

CONDIÇÕES DA DEMANDA E DE FATORES À LUZ DO MODELO DO DIAMANTE DE PORTER: um estudo multicaso em organizações exportadoras do segmento meloeiro do Rio Grande do Norte.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Condições da demanda e de fatores
Vantagem Competitiva
Diamante de Porter

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada na Organização Industrial

Autores

Nome
2 - Marielly Paulete Penha Pinto
-
3 - Luciana Batista sales
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
4 - Adriana Martins de Oliveira
-
5 - Caritsa Scartaty Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
6 - Carlos Alano Soares de Almeida
-

Reumo

Em virtude do cenário existente para mercado de exportações meloeiro, é perceptível a importância das organizações atenderem às demandas do mercado, assim como buscarem desenvolver vantagens perante seus concorrentes. Para tanto, o governo deve agir em conjunto com o setor, de forma que proporcione os incentivos certos, além de realizar investimentos públicos fundamentais, a fim de uma economia produtiva, tal como estabelecer regra que viabilizem todo processo. Nessa perspectiva, tem-se o “diamante” dos fatores de competitividade, resumindo-se neste estudo as condições de fatores e demanda.
Esta pesquisa se propõe a responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são as condições da demanda e de fatores à luz do Diamante de Porter na atividade meloeira do Rio Grande do Norte? Afim de responder o problema proposto, adotou-se como objetivo identificar as condições da demanda e de fatores na atividade meloeira exportadora do Estado do Rio Grande do Norte.
De acordo com estudos sobre a temática (SILVA, 2012; BOLFE; PEIXER, 2013; CENTENARO; BONEMBERGER; LAIMER, 2015; SABINO; TAVARES; MARINHO, 2015; WEBER; MORGANWINCK, 2016; CASTELLANOS- CRISTOFOLINI, 2017), constatou-se que as condições da demanda e de fatores favorecem o desenvolvimento das indústrias afim de obterem vantagem competitiva. Os clientes contribuem no intuito de que as empresas se mantenham em evolução, com recursos humanos capacitados e insumos mais qualificados. Logo, faz-se necessário, governo proporcionar, paralelamente, um ambiente oportuno para o crescimento das empresas.
Para atingir o objetivo, foi posto em prática, o instrumento de coleta mediante entrevista semi-estruturada, que foi aplicada ao gestor das três empresas participantes. Posteriormente, os dados foram transcritos para, assim, serem importados ao Atlas ti 8.0. Em seguida, fez-se o trabalho de codificação que, após sua finalização, empregou-se a categorização dos dados e criação das famílias de acordo com as dimensões estudadas: condições da demanda e de fatores. Finalizada esta fase, foi possível criar as redes para a sua devida análise e discussões e encontrar os resultados.
Quanto às condições de fatores, foi observado que os recursos naturais e o clima da região proporcionam o desenvolvimento da produção. Já os recursos financeiros são constituídos por capital próprio e financiamentos junto aos bancos. No que se refere aos recursos especializados, a competência dos funcionários é adquirida com o tempo, bem como realizam investimentos em inovação tecnológica e aperfeiçoamento. Com relação ao ambiente competitivo proporcionado pelo intermédio do poder público, verificou-se que a atividade meloeira enfrenta gargalos, como: carga tributária e infraestrutura.
Quanto à demanda, constatou-se que os clientes exigentes impulsionam as organizações a inovarem em ritmo acelerado, bem como a produzirem produtos de qualidade e com maior valor agregado. No tocante às condições de fatores, identificou-se que a região dispõe de recursos naturais favoráveis, para a produção do melão; no que se refere aos recursos especializados, a mão de obra é qualificada por meio do aprendizado ao longo do tempo e de capacitações oferecidas pelas próprias empresas; bem como o setor desfruta de tecnologia apropriada. Constatou-se, também, a inexistência de apoio governamental.
DEWITT, A. et al. Bio-ethanol cluster in Brazil. 2009. 30 f. Final Project for Microeconomics of Competitiveness -Universidade Harvard, Boston, 2009 PORTER, M. R. The Competitive Advantage of Nations. Harvard Business Review, Boston, reprint 90211, p.74-91, mar./jun. 1990. SILVA, M. F. F. As dinâmicas dos clusters como potenciadoras da competitividade empresarial e regional: o caso do cluster hortícola do Ribatejo e Oeste – análise comparativa com Almería (Espanha). 2012. 57 fls. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial), Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2012.