Resumo

Título do Artigo

USO DA TECNOLOGIA RFID NO RASTREAMENTO DE AMOSTRAS LABORATORIAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Necessidade de Clientes
Criação de Valor
Tecnologia RFID

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Jose Elias Zanini Andrade
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Lilian Aparecida Pasquini Miguel
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

Este relato apresenta um exemplo prático e real do desenvolvimento de um produto, a partir da identificação de uma necessidade de mercado e consequentemente de uma oportunidade e uso do conceito de geração de valor para o cliente onde, mediante implementação de uma solução de rastreabilidade e gerenciamento de amostras laboratoriais, foi obtido um produto no formato de plataforma envolvendo hardware, software e serviços na empresa XPTO.
A partir da conceituação e etapas básicas do processo de criação de valor, apresenta-se uma aplicação real de uma solução tecnológica desenvolvida para atender a necessidade de clientes do segmento de Medicina Diagnóstica.
A necessidade principal identificada nos clientes deste mercado está focada no aumento da confiabilidade e melhoria da eficiência na rastreabilidade de exames diagnósticos realizados em diferentes localidades de coleta e processados em centros ou núcleos técnicos operacionais que efetivamente fazem o diagnóstico das amostras e emissão de resultados clínicos para seus pacientes resultando em outra necessidade que é a modernização e automação de processos.
A empresa, mediante seus recursos tecnológicos, intelectual e organizacional criou uma proposta de valor para atender à necessidade identificada neste mercado que é uma plataforma de solução de rastreabilidade usando a tecnologia RFID, com monitoramento e controle dos exames em toda a cadeia envolvida no processo, gerenciamento de ativos (equipamentos), controle de temperatura das amostras nos diversos pontos da cadeia logística e entrega de ferramentas analíticas e gerenciais.
A produto criado possibilitou a criação de valor para o cliente da empresa (laboratório), de forma a garantir o atendimento de suas necessidades de qualidade e imagem, assim como de seu paciente seu paciente, que é ter seu exame feito com total confiabilidade e devida garantia de rastreabilidade e precisão nos resultados.
Utilizar o conceito de geração de valor para o cliente a partir da priorização e foco em entender suas necessidades (ANDERSON; NARUS, 2004) permitiu à empresa XPTO identificar uma clara oportunidade no segmento de Medicina Diagnóstica para desenvolvimento de uma plataforma integrada de hardware e software com uso de tecnologia RFID, que está sendo atualmente promovida em vários clientes deste segmento. Sem o correto entendimento da necessidade do cliente não teria sido possível o desenvolvimento e entrega da solução que resultou em real criação de valor para o cliente.