Necessidade de Clientes
Criação de Valor
Tecnologia RFID
Área
Artigos Aplicados
Tema
Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação
Autores
Nome
1 - Jose Elias Zanini Andrade UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Lilian Aparecida Pasquini Miguel UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Reumo
Este relato apresenta um exemplo prático e real do desenvolvimento de um produto, a partir da identificação de uma necessidade de mercado e consequentemente de uma oportunidade e uso do conceito de geração de valor para o cliente onde, mediante implementação de uma solução de rastreabilidade e gerenciamento de amostras laboratoriais, foi obtido um produto no formato de plataforma envolvendo hardware, software e serviços na empresa XPTO.
A partir da conceituação e etapas básicas do processo de criação de valor, apresenta-se uma aplicação real de uma solução tecnológica desenvolvida para atender a necessidade de clientes do segmento de Medicina Diagnóstica.
A necessidade principal identificada nos clientes deste mercado está focada no aumento da confiabilidade e melhoria da eficiência na rastreabilidade de exames diagnósticos realizados em diferentes localidades de coleta e processados em centros ou núcleos técnicos operacionais que efetivamente fazem o diagnóstico das amostras e emissão de resultados clínicos para seus pacientes resultando em outra necessidade que é a modernização e automação de processos.
A empresa, mediante seus recursos tecnológicos, intelectual e organizacional criou uma proposta de valor para atender à necessidade identificada neste mercado que é uma plataforma de solução de rastreabilidade usando a tecnologia RFID, com monitoramento e controle dos exames em toda a cadeia envolvida no processo, gerenciamento de ativos (equipamentos), controle de temperatura das amostras nos diversos pontos da cadeia logística e entrega de ferramentas analíticas e gerenciais.
A produto criado possibilitou a criação de valor para o cliente da empresa (laboratório), de forma a garantir o atendimento de suas necessidades de qualidade e imagem, assim como de seu paciente seu paciente, que é ter seu exame feito com total confiabilidade e devida garantia de rastreabilidade e precisão nos resultados.
Utilizar o conceito de geração de valor para o cliente a partir da priorização e foco em entender suas necessidades (ANDERSON; NARUS, 2004) permitiu à empresa XPTO identificar uma clara oportunidade no segmento de Medicina Diagnóstica para desenvolvimento de uma plataforma integrada de hardware e software com uso de tecnologia RFID, que está sendo atualmente promovida em vários clientes deste segmento. Sem o correto entendimento da necessidade do cliente não teria sido possível o desenvolvimento e entrega da solução que resultou em real criação de valor para o cliente.