Resumo

Título do Artigo

EVIDENCIANDO MÚLTIPLAS DIMENSÕES EM EVENTOS DE APRENDIZAGEM: um estudo com praticantes da estratégia na gestão de uma política pública
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Palavras Chave

Eventos de Aprendizagem
Praticantes da Estratégia
Gestão Pública

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - JOSÉ ALBERTO DE SIQUEIRA BRANDÃO
Faculdade SENAC Pernambuco - Pernambuco
2 - Eduardo de Aquino Lucena
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

O setor público testemunha nas últimas décadas um período de turbulência, com a necessidade de incorporação de diferentes formas de atuação frente aos desafios de ofertar serviços com qualidade e ao aumento do clamor social por participação e transparência na gestão pública. O advento das transformações inerentes a este contexto vem ampliando as demandas de aprendizagem por parte dos gestores públicos. As mudanças vivenciadas por praticantes da estratégia atuantes neste setor despertaram o interesse em pesquisar sobre aprendizagem destes atores diante da dinâmica por eles vivenciada.
Uma experiência de gestão pública vivenciada em Pernambuco resultou na implantação do Pacto pela Educação (PPE) como política pública emergente. Este pacto representa um desafio aos gestores públicos, tendo em vista a necessidade de aprenderem a lidar com a gestão por resultados (GpR), com ênfase na entrega de produtos e serviços educacionais com qualidade à população. A realização deste artigo teve como objetivo evidenciar a multiplicidade de dimensões inerentes aos eventos de aprendizagem vivenciados por praticantes da estratégia na gestão do Pacto pela Educação em Pernambuco.
A aprendizagem pode ser compreendida mediante estudo sobre como praticantes recorrem, interpretam e desafiam a estratégia organizacional vigente. Os “praticantes da estratégia” representam qualquer tipo de ator social engajado com a estratégia organizacional (JARZABKOWSKI; BALOGUN; SEIDL, 2007). A aprendizagem social (ELKJAER, 2004), que assenta os eventos de aprendizagem como unidade de análise visando à compreensão do fenômeno da aprendizagem de praticantes da estratégia, foi adotada como ponto de partida para a interpretação da realidade e para a construção dos significados.
O estudo foi conduzido mediante interpretação da realidade como socialmente construída, de modo que indivíduos e mundos são mutuamente concebidos. A perspectiva metodológica adotada é caracterizada como um estudo de caso qualitativo, mediante a adoção da abordagem da grounded theory (CHARMAZ, 2014). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 atores, acesso a documentos como atas de reuniões e relatórios de gestão, além de observações realizadas em eventos organizacionais. Na análise de dados foi adotado o método da comparação constante para a construção de códigos e categorias.
Na seara dos praticantes da estratégia atuantes na gestão do PPE foi possível identificar alguns eventos de aprendizagem, caracterizados por modificações verificadas na atuação dos atores decorrentes da necessidade de reflexão, em face da incapacidade dos conhecimentos previamente existentes resolverem algum problema emergente. Dentre estes eventos de aprendizagem, destacou-se a mitigação de discrepâncias entre o censo escolar e o Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE). Sua análise possibilitou identificar o caráter multidimensional de eventos de aprendizagem.
As principais contribuições do estudo residem na ampliação do modelo integrativo de práticas estratégicas (JARZABKOWSKI; KAPLAN; SEIDL; WHITTINGTON, 2015) ao incluir eventos de aprendizagem como aspectos a serem considerados para a compreensão da aprendizagem de praticantes da estratégia. Ressalta-se ainda a multidimensionalidade inerente aos eventos de aprendizagem de aprendizagem de praticantes da estratégia atuantes na gestão de uma política pública, evidenciada pelas dimensões contextual, teleoafetiva, reflexiva, temporal e espacial.
CHARMAZ, K. Constructing grounded theory. London: Sage, 2014. ELKJAER, B. Organizational learning: the third way. Management Learning, v. 32, n. 4, p. 437-452, Dec. 2004. JARZABKOWSKI, P.; BALOGUN, J.; SEIDL, D. Strategizing: the challenges of a practice perspective. Human Relations, v. 60, n. 1, p. 5-27, Jan. 2007. JARZABKOWSKI, P.; KAPLAN, S.; SEIDL, D.; WHITTINGTON, R. On the risk of studying practices in isolation: linking what, who, and how in strategy research. Strategic Organization, v. 14, n. 3, p. 248-259, Aug. 2015.