Resumo

Título do Artigo

A INTENÇÃO DO ABSENTEÍSMO NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS E PRIVADAS
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Palavras Chave

Intenção de Absenteísmo Docente
Dimensões Psicossociais e Ambientais
Instituições de Ensino Públicas e Privadas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Silvana da Silva Mitri da Costa
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Maranhão
2 - Aziz Beiruth
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitoria
3 - Lilian Gazzoli Zanotelli
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória/ES

Reumo

A literatura tem indicado que a falta no trabalho vem crescendo gradativamente, tornando-se um processo dispendioso para as organizações. O absenteísmo é considerado um fenômeno que inclui dimensões psicossociais e ambientais (SHAPIRA-LISHCHINSKY; ISHAN, 2013). Na área educacional, o absenteísmo docente está entre as maiores taxas comparado à outras profissões (PITKOFF, 1993). Segundo Oliveira et al. (2016), o absenteísmo é uma realidade brasileira tanto para as instituições públicas quanto privadas, que acaba impactando na qualidade do ensino e na formação do capital humano.
Diante do contexto apresentado, esta pesquisa visa responder ao seguinte problema: Que fatores influenciam a intenção do absenteísmo docente em instituições de ensino públicas e privadas? Neste contexto, propõe-se verificar as diferenças entre os fatores que influenciam a intenção do absenteísmo docente em instituições de ensino públicas e privadas, visto que tal comparação já foi estudada com profissionais da área da saúde pública e privada.
Entende-se como o absenteísmo a ausência do trabalhador em seu ambiente laboral (PITKOFF, 1993). De acordo com a literatura, os fatores que influenciam a intenção do absenteísmo estão relacionados às dimensões psicossociais e ambientais (SHAPIRA-LISHCHINSKY; ISHAN, 2013). Sendo que, as dimensões psicossociais referem-se aos relatos dos profissionais sobre suas reações afetivas e emocionais presentes no ambiente de trabalho. E as dimensões ambientais às reações do trabalhador frente ao ambiente físico de trabalho.
Foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, com corte transversal, por meio de coleta de dados primários, via questionário eletrônico. A amostra final foi constituída por 463 respondentes. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário online referentes aos construtos (intenção do absenteísmo, engajamento no trabalho, esgotamento/estresse no trabalho, motivação acadêmica, satisfação na carreira, conforto térmico, qualidade do ar, iluminação, qualidade acústica, layout da sala de aula, mobiliário da sala de aula, limpeza e manutenção e satisfação geral).
Para análise dos dados foi realizada uma Regressão Linear Múltipla, com o método Tobit, que indicou a validade do estudo. Os resultados apontaram que, não houve diferenças na intenção de absenteísmo dos docentes de instituições de ensino públicas e privadas, quando comparados. Sendo estas diferenças evidenciadas apenas quando os docentes especificam os antecedentes que levam sua intenção de ausentar-se do trabalho, seja por motivos associados as dimensões psicossociais ou ambientais de cada instituição de ensino (OLIVEIRA et al., 2016).
Dentre os resultados encontrados, não houve diferenças na intenção do absenteísmo docente de instituições de ensino públicas e privadas. Entretanto houve divergências quanto aos motivos que levam estes a se ausentarem do trabalho. Na rede privada, os docentes atrelaram sua intenção de absenteísmo mais a fatores ambientais (limpeza, manutenção e qualidade do ar), com exceção do estresse no trabalho, enquanto que nas instituições de ensino pública, os fatores psicossociais (engajamento no trabalho e motivação acadêmica) se destacaram pelos professores na intenção de ausentar-se.
OLIVEIRA, Tiago Fernandes; LINS, Vinícius Luis; SILVA, Rosana Marques; FONTOURA, Léia Viviane. Qualidade de vida no trabalho: um estudo comparativo entre professores de escola pública e privada. Psicologia Argumento, v. 34, n. 85, 2016. PITKOFF, Evan. Teacher absenteeism: What administrators can do. NASSP bulletin, v. 77, n. 551, p. 39-45, 1993. SHAPIRA-LISHCHINSKY, Orly; ISHAN, Gamal. Teachers’ acceptance of absenteeism: Towards developing a specific scale. Journal of Educational Administration, v. 51, n. 5, p. 594-617, 2013.