Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PME’S: PROPOSTA DE MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SOFTWARE ERP EM UMA INDÚSTRIA BRASILEIRA ATUANDO EM PORTUGAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

PME
ERP
GESTÃO

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - TARCISIO RANHEL CANDIDO
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Octavio Ribeiro de Mendonça Neto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis do CCSA
3 - Ronaldo Gomes Dultra-de-Lima
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

O presente trabalho procura contribuir com o ambiente de gestão das empresas de pequeno e médio porte, apresentando de forma prática e didática, as etapas utilizadas para implementação de módulo de produção, em uma ferramenta tecnológica, do tipo software ERP, utilizando um framework de implantação, detalhando as fases, dificuldades e soluções encontradas durante o processo.
Trata-se da implementação de um módulo de controle de produção em um software do tipo ERP, nomeadamente SAP – B/1, em uma indústria, de capital brasileiro, sediada em Portugal. Softwares do tipo ERP e metodologia de gestão de mudanças são ferramentas mais comuns a empresas de grande porte. Espera-se que, ao aplicarmos tais conceitos, adequadamente calibrados à realidade e capacidade de uma PME, possamos obter resultados positivos, bem como contribuir para a robustez e perenidade destes empreendimentos.
A empresa Luso-brasileira, até o ano de 2016, produzia informações gerenciais com base em dados obtidos de um antigo software ERP, com apoio de planilhas eletrônicas e dados coletados de diversas áreas. As informações coletadas e produzidas naquele formato, anterior à implementação do software ERP SAP B/1, não eram consistentes e, em alguns casos, não adequadas à tomada de decisão. O uso de informações incorretas ou atemporais, concorrem para realização de performance abaixo do esperado nas empresas e, de forma mais intensa, nas PME’s.
Foi identificada a necessidade de implementação de uma ferramenta de gestão que pudesse controlar a produção e os custos envolvidos, de forma integrada aos ambientes contábil e fiscal, sem se esquecer das informações gerenciais decorrentes deste processo de controle. Foi utilizado um framework para implementação de software ERP, composto por onze fases, descritas no corpo do artigo.
Com a implementação do ERP, as informações tornaram-se mais confiáveis, tempestivas e rastreáveis, a equipe de fábrica passou a contar com informações mais fidedignas e consegue rastrear eventuais erros cometidos. Para a alta administração, as informações passaram a refletir melhor a realidade e deixaram de demonstrar variações abruptas de um período para outro. Para a equipe contábil e fiscal, representou melhores controles e maior acuracidade na elaboração de demonstrativos para os clientes internos e externos.
É esperado que este trabalho possa contribuir como um modelo de implementação de ferramenta de gestão ERP, adequado às PME’s, passando pelos aspectos tecnológicos e comportamentais mencionados. Além disso, espera-se que este trabalho seja útil para os empresários de PME’s. Que eles tenham acesso a melhores formas de gestão do seu negócio, criando valor e garantindo a perpetuidade destas instituições.