Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E FATORES SOCIOECONÔMICOS: Um estudo com estudantes universitários de Administração de Empresas
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Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Universitários
IES

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Derson da Silva Lopes-Jr
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
2 - Mirian Vicente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
3 - Edmundo Inacio Junior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciencias Aplicadas
4 - Bruno Brandão Fischer
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas

Reumo

Este estudo buscou analisar a influência dos fatores socioeconômicos no interesse de jovens estudantes em empreendedorismo social. Foram estudados 192 estudantes de administração de três Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo, sendo duas públicas, uma no interior e outra na capital e uma privada, no extremo sul da capital. A coleta de dados envolveu um questionário com perguntas fechadas para determinação do perfil socioeconômico e perguntas de escala Likert para análise do interesse em empreendedorismo social.
O presente trabalho analisou as relações específicas entre os fatores socioeconômicos e a intenção pelo empreendedorismo social dentro de um contexto universitário, orientando-se pela seguinte questão de pesquisa: Qual a influência dos fatores socioeconômicos sobre as intenções de estudantes universitários em desenvolver o empreendedorismo social? Este estudo pretende contribuir para a pesquisa na área de empreendedorismo social, assim como oferecer evidências empíricas que auxiliem no desenho de iniciativas de fomento e suporte a tais atividades.
Estudo dos conceitos de Empreendedorismo, Empreendedorismo Social, Empreendedorismo social no contexto universitário e a formação e estímulo de estudantes para o empreendedorismo social. O empreendedorismo em seus diversos formatos, emerge como uma das possibilidades de ação para as instituições de ensino. A universidade pode ter uma grande influência para que o estudante escolha a carreira de empreendedor. Pode-se considerar que as Instituições de Ensino Superior (IES) têm parcialmente consolidado o ensino do empreendedorismo em diversas estâncias, especialmente no âmbito da inovação.
A presente pesquisa traz em sua composição referencial teórico e análise de dados a partir de pesquisa de campo para obtenção de seus objetivos. A amostra escolhida foi delimitada com alunos do curso de administração de empresas. Foram aplicados ao todo 250 formulários no mês de maio de 2018, sendo validados para o estudo um total de 192 formulários (taxa efetiva de resposta de 76,8%), distribuídos em 81 da IES1, 73 da IES2 e 38 da IES3. O estudo utilizou-se de análise multivariada de dados.Os dados foram computados no software Stata (versão 12.0) para a execução dos testes estatísticos.
Após a análise numérica das respostas e aplicação do método de regressão linear, pode-se comprovar que os fatores pertencimento à IES da periferia da capital, renda dos pais mais baixa, menor idade e maior escolaridade do pai influenciam para que os estudantes tenham maior interesse em envolver-se em empreendedorismo social. Notou-se ainda que 89,26% dos respondentes consideram a carreira de empreendedor social significativa e interessante.
Esse trabalho contribui para estimular governos, pais e IES a incentivar estudantes a iniciarem carreiras relacionadas ao empreendedorismo social e também demonstra que existem uma forte tendência entre os jovens em buscar esse tipo de carreira para obtenção de um desenvolvimento profissional mais significativo e relevante.Como limitações de pesquisa, destacam-se o número reduzido de IES, que pode ter causado viés na análise de dados, a inclusão de alunos pertencentes a apenas um curso superior e o número de variáveis sociais analisadas.
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