Resumo

Título do Artigo

PRACTICE THEORY EM ESTUDOS SOBRE CONSUMO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
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Palavras Chave

Practice theory
Consumo sustentável
Bibliometria

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Érica Maria Calíope Sobreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - Nícolas Marques Fernandes Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

A pratice theory é uma abordagem específica da social theory, que tem como foco as relações entre indivíduo, sociedade e a ordem social. Nesse sentido, ela oferece “um sistema de interpretação, um quadro conceitual que compreende uma certa maneira de ver e analisar os fenômenos sociais, o que possibilita certas afirmações empíricas” (RECKWITZ, 2002, p. 257).
A nível internacional, nota-se que a abordagem da practice theory tem proporcionado a oportunidade de conceituar e analisar processos de consumo segundo formas alternativas de entendimento da vida cotidiana por meio de práticas de consumo inseridas em contextos socioculturais. Assim, vem ganhando popularidade para um crescente corpo de pesquisadores devido ao seu impacto significativo em estudos sobre consumo sustentável (WELCH et al., 2015). Dessa forma, o objetivo do artigo é mapear a produção científica internacional sobre a practice theory no campo de estudos sobre consumo sustentável.
Estudiosos do consumo sustentável utilizam a practice theory a fim de explicar mudanças de comportamento entre os indivíduos. Nesses estudos, a compreensão e análise do consumo ocorre da seguinte forma: dentro do contexto das práticas cotidianas de um “consumo comum” de alto impacto ambiental; na forma de práticas de consumo relativas ao consumo de roupas, alimentos e ao consumo doméstico de serviços como energia e água (PISCICELLI; COOPER; FISHER, 2015). Portanto, o ato de consumir é realizável como um momento dentro das práticas, sendo originado e explicado por elas (WARDE, 2005).
O estudo foi bibliométrico, do tipo descritivo, com abordagem quantitativa. A pesquisa se deu em periódicos internacionais de alto impacto com classificação Qualis/Capes A1, A2 e B1 (quadriênio 2013-2016) na área de administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo. Foram utilizadas para a busca de artigos as bases de dados Science Direct, Scorpus e Web of Science, resultando na obtenção de 36 artigos publicados entre o período de 2009 e 2018 para a análise. Utilizou-se, para isso, a Análise de Conteúdo, técnica de análise categorial e estatística descritiva.
A produção científica se intensificou entre 2014-2018, destacando-se o Journal of Cleaner Production. Os autores publicam em periódicos A1, são afiliados, em geral, às instituições europeias, e trabalham em coautoria. Os estudos são empíricos, qualitativos ou mistos, etnográficos e/ou estudos de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas e/ou observações, e análise pela grounded theory. Os eixos temáticos correlatos: perspectiva social e técnica, sustentabilidade e marketing. Os objetos estudados envolvem diversas práticas de consumo, em especial, o consumo de alimentos e o doméstico.
Contribui-se para a academia ao mapear a produção científica internacional sobre um tema que se mostra atrativo para pesquisadores do consumo, a julgar pela intensificação da sua produção científica nos últimos cinco anos (2014-2018). Contribui, ainda, para pesquisadores brasileiros que têm interesse em desenvolver estudos a partir do panorama metodológico identificado nesta pesquisa, bem como parcerias com os autores mais prolíficos no tema. Outras pesquisas podem explorar práticas de consumo de alimentos ou de consumo doméstico, haja vista sua tendência de adoção observada nos resultados
PISCICELLI, Laura; COOPER, Tim; FISHER, Tom. The role of values in collaborative consumption: insights from a product-service system for lending and borrowing in the UK. Journal Of Cleaner Production, v. 97, p.21-29, jun. 2015. RECKWITZ, Andreas. Toward a theory of social practices. European Journal Of Social Theory, v. 5, n. 2, p.243-263, 2002. WARDE, Alan. Consumption and theories of practice. Journal Of Consumer Culture, v. 5, n. 2, p.131-153, jul. 2005. WELCH, Daniel et al. Theories of practice and sustainable consumption. Handbook of research on sustainable consumption, p. 84-100, 2015