Resumo

Título do Artigo

INICIATIVAS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS TÊXTIL PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CND/BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mudanças Climáticas
Economia circular
Vestuário

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Rita de Cássia Lopes Moro
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - EACH
2 - Sonia Regina Paulino
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - Curso de bacharelado em Gestão Ambiental
3 - PAULO HENRIQUE DE CASTRO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Fea/Usp

Reumo

As discussões em relação as mudanças climáticas têm-se ampliado nos últimos anos, revelando inúmeros pontos de analises que se interconectam na dimensão ambiental. O modelo de industrialização convencional cresceu à mesma taxa que as externalidades negativas foram sendo desconsideradas. Portanto, esse trabalho trata-se de um estudo de caso do ciclo reverso de um importante varejista têxtil brasileiro com análise da interceptação dos resíduos do setor produtivo através dos fundamentos da economia circular na cadeia produtiva do jeans.
Na perspectiva industrial, a adoção de práticas e novas estratégias no setor produtivo contribui para a redução de emissão de GEE, possibilitando ao país atingir seus objetivos assumidos na CND, mesmo sem metas especificas de redução, mas que busca promover novos padrões de tecnologias limpas, ampliação da eficiência energética e de infraestrutura de baixo carbono (UNFCCC, 2015). Desta forma, o presente artigo propõe-se a responder: como o setor têxtil pode contribuir para a implementação da CND brasileira?
As pesquisas demonstram que as práticas de integração da sustentabilidade dentro da gestão de cadeia de suprimento, tem sido recente e demanda cada vez mais atenção e interesse pela academia nos últimos anos (AHI; SEARCY, 2013). Sob a perspectiva dos resíduos, sua interceptação, por meio da reciclagem para a produção de um novo produto em ciclo fechado pode gerar inúmeros ganhos. Todeschini et al. (2017) detalham que a economia circular como paradigma de mudança, tem implicações diretas na busca pelo desenvolvimento sustentável.
Trata-se de estudo de caso, baseado em coleta de dados primários e secundários, focando na integração dos fundamentos da economia circular na cadeia de fornecimento como medida de mitigação de emissões e geração de resíduos. Para a obtenção dos dados, pauto-se em entrevistas com perguntas semiestruturadas examinadas através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2006) que possibilita o enriquecimento e a tentativa exploratória e reduz as incertezas.
Os resultados apontam um redirecionamento para um novo modelo, ainda que na forma de projeto, com a obtenção de produtos de menor impacto colaborando para um processo mais limpo conforme descrito no compromisso assumido pelo Brasil por meio das contribuições nacionalmente determinadas. Assim, obtenção dos resíduos no processo de confecção e posterior venda para as outras empresas que irão transformá-los em tecido novamente, retornando para confecção que irá transformar em novos produtos, verifica-se a diminuição dos impactos ambientais e estimula a cooperação entre empresas.
O artigo apresentou uma revisão da literatura e um estudo de caso, ainda em teste, que já tem demonstrado uma diminuição dos impactos ambientais. Alguns pontos precisam ser revisados e desenvolvidos. Destacam-se, as parcerias firmadas envolvendo novos e diferentes atores, buscando o desenvolvimento e estruturação de uma cadeia, objetivando a obtenção de produtos de menor impacto e a geração de valor. Tem-se a redução do consumo de água e energia para a produção de matérias-primas virgens, o que colabora como medidas mais limpas no setor industrial, contribuindo para atingir as metas da CND.
AHI, Payman; SEARCY, Cory. A comparative literature analysis of definitions for green and sustainable supply chain management. Journal of cleaner production, v. 52, p. 329-341, 2013. GHISELLINI, P., CIALANI C., ULGIATI S. 2016. A review on circular economy: the expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner Production 114, p.11-32. SAAVEDRA, Y. M. B. et al. Theorical contribution of industrial ecology to circular economy. Journal Cleaner Production., 170, pp. 1514-1522, 2018.