Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE NO VAREJO: UM ESTUDO SOBRE A SELEÇÃO E ESCOLHA DE PRESTADORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS DE TRANSPORTES (PSLT)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

sustentabilidade
varejo
prestador de serviço logístico de transporte

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Luis Carlos Cerresi
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - São Paulo
2 - Priscila Ferreira Beni
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
3 - Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

Considerando-se a crescente preocupação das empresas varejistas em aderir práticas sustentáveis, e o fato destas organizações terem o poder de influenciar tais práticas em toda cadeia, com a carência de estudos sobre sustentabilidade no varejo e especificamente sustentabilidade e serviços logísticos de transporte (uma das áreas mais custosas na operação de empresas varejistas), encontrou-se pertinente buscar compreender a associação da sustentabilidade ao processo de seleção e escolha de prestadores logísticos de transporte (PSLT) no âmbito varejista.
O principal objetivo desta pesquisa foi entender como a sustentabilidade se associa ao processo de seleção e escolha de prestadores de serviços logísticos de transporte (PSLT) em uma grande empresa multinacional varejista. Para tanto, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: a) como é o processo de seleção e escolha Dos PSLTs e os principais elementos; b) como a sustentabilidade é percebida e tratada por funcionários da área de operações/logística e transporte; c) se há e quais são os aspectos da sustentabilidade no processo de seleção e escolha dos PSLTs.
A fundamentação teórica da pesquisa foi desenvolvida através da revisão dos conceitos e definições dos constructos de sustentabilidade e prestadores logísticos de transporte (PSLT) e citação de pesquisas empíricas recentes publicadas em periódicos acadêmicos. Além disso, foi feita a conexão de tais temas com o âmbito varejista.
Esta pesquisa foi orientada pelo paradigma interpretativista, por isso, o método escolhido foi o qualitativo. Para a construção dos dados realizou-se entrevistas em profundidade com diretores e gerentes de uma empresa varejista de grande porte norte-americana. O roteiro usado foi semiestruturado por perguntas norteadoras baseadas no referencial teórico e nos objetivos pré-estabelecidos. As entrevistas foram gravadas e transcritas literalmente pelos autores desta pesquisa. Os dados foram interpretados e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo indicada por Bardin (2006).
Os resultados mostraram como é o processo de seleção e escolha dos prestadores de serviços logísticos de transporte (características, principais elementos e relações com indicadores de desempenho em operações logísticas ) e que a sustentabilidade está implicitamente associada entre os fatores que influenciam neste processo na empresa varejista norte-americana de grande porte a qual foi o âmbito de estudo desta pesquisa.
Concluiu-se que algumas ações, práticas ou programas relacionados a sustentabilidade, mesmo que pequenas, quando aliadas a áreas de alto custo, como a de transporte de mercadorias, podem ajudar as empresas varejistas a se tornarem empresas sustentáveis.Como toda pesquisa qualitativa, este estudo não tem a intenção de generalização ou extrapolação de resultados, no entanto, considerando a representatividade do setor varejista no Brasil, ela contribuiu ao apresentar ações, práticas ou programas relacionados a sustentabilidade da empresa varejista norte-americana estudada.
Foram referenciados autores que publicaram sobre os constructos de sustentabilidade e prestadores de serviços logísticos de transporte, em periódicos acadêmicos, principalmente internacionais, de operações como: Supply Chain Management: An International Journal International Journal of Physical Distribution & Logistics Management Journal of Purchasing and Supply Management Corporate Social Responsibility and Environmental Management International Journal of Retail & Distribution Management