Resumo

Título do Artigo

PRIVAÇÕES DO CONSUMO INFANTIL: Um estudo realizado com crianças em situação de pobreza relativa
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Palavras Chave

Pobreza
Privação de Consumo
Consumo Infantil

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Mayara Muniz de Oliveira
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Departamento de Administração
2 - Rita de Cássia de Faria Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO/PPGA

Reumo

A pobreza indica um estado de carência e privação vivenciado por pessoas e famílias que compromete os recursos necessários à uma vida digna. À Paraíba, estado onde a pesquisa foi desenvolvida, tem o sétimo menor rendimento nominal mensal domiciliar per capita do Brasil, no Nordeste ocupa a quinta colocação. No nível de pobreza relativa às pessoas têm menos do que outras pessoas na mesma sociedade, assim o conceito de pobreza relativa vai ao encontro do conceito de privação material que corresponde à insuficiência de bens necessários à sobrevivência, e itens importantes à vida em sociedade.
Crianças que vivenciam um contexto de pobreza relativa sofrem restrições de consumo material e vivem em famílias onde o consumo se resume as necessidades indispensáveis à sobrevivência. Esse estudo foi direcionado a compreensão do comportamento do consumidor infantil em situação de pobreza relativa.Seguindo o embasamento da literatura relacionada à pobreza e ao marketing, a questão de pesquisa consiste em:Como ocorrem as privações materiais do consumo infantil no âmbito da pobreza?O objetivo geral desse artigo é analisar as privações materiais do consumo infantil no âmbito na pobreza relativa.
O conceito de privação adotado para essa pesquisa foi desenvolvido por Huston (2011), o autor explica que a privação material corresponde à insuficiência de moradia, educação, alimentação e atendimento médico, assim como bens e serviços que são considerados indispensáveis à vida em sociedade. Nessa pesquisa o consumo de crianças está associado ao pensamento de Huston e buscou investigar aspectos que tange à saúde, educação, habitação, alimento, e ainda, vestuário e entretenimento que são considerados importantes para a criança em contexto social.
Os sujeitos da pesquisa foram crianças em situação de pobreza relativa e seu respectivo responsável. Os respondentes são das cidades de Cajazeiras,João Pessoa e Sousa na Paraíba e com renda per capita domiciliar de R$ 231, 35.Foram entrevistadas 23 crianças (idade entre 8 e 12 anos)e um responsável para cada criança, somando 46 entrevistas.Na coleta de dados foram utilizadas a técnica projetiva, por meio da realização de um desenho desenvolvido pela criança, com tema “ir às compras” e entrevista em profundidade.Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin.
As privações vivenciadas pelas crianças estão relacionadas a saúde, educação, habitação, alimentação e entretenimento, que foram analisadas nessa pesquisa. Em decorrência das privações de consumo, as crianças sofrem implicações emocionais e sociais, caracterizada como o sentimento de tristeza, vergonha, humilhação, raiva e ainda, exclusão de grupos. Como forma de enfrentamento das privações as crianças desempenhas estratégias de enfrentamento emocionais e comportamentais, como: idealização de situações de consumo prazerosas, roubo e furtos.
A pesquisa contribuiu para o campo acadêmico de modo que, abordou a pobreza relativa relacionada ao consumo infantil, uma vez que são raros os estudos que tratam a pobreza infantil unindo as dimensões: privações de consumo, implicações dessas privações e estratégias de enfrentamento das privações. Concluímos que as crianças sofrem privações relacionadas a saúde, educação, habitação e alimentação, as privações referentes a entretenimento e brinquedos foram apontadas com maior frequência pelas crianças, por estarem relacionadas a itens utilizados para socialização entre crianças.
HUSTON, A. C. Children e poverty. Can public polity alleviate the consequences? Australian Institute of Family Studies, n.87, p.13-26, 2011. JAISWAL, A. K.; GUPTA, S. The influence of marketing on consumption behavior at the bottom of the pyramid. Journal of Consumer Marketing, v.32, n.2, p.113–124, 2015. KOTLER, P.;LEE, N. R. Up and out poverty: the social marketing solution. Pearson Education,2009. ULLAH, A. SHAH, M. Vulnerability to deprivation from material and economic resources and social exclusion in children from pakhtun culture.European scientific journal, v.10, n.11, p.237- 256,2014.