Resumo

Título do Artigo

DESENHO DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL E REMUNERAÇÃO EM AMBIENTES KAIZEN
Abrir Arquivo

Palavras Chave

SCG
Remuneração
Kaizen

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - WELINGTON NORBERTO CARNEIRO
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA - HIGIENÓPOLIS
2 - José Carlos Tiomatsu Oyadomari
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

Este artigo elaborado na forma de um ensaio propõe um modelo integrado entre práticas de remuneração e controle gerencial em um ambiente caracterizado pela filosofia Kaizen. O ambiente de negócios é qualificado pela pressão para melhorar o desempenho operacional e a redução de custos é uma das técnicas adotadas por organizações que adotam excelência na entrega de produtos e serviços de alta qualidade para seus clientes (Belekoukias, Garza-Reyes & Kumar, 2014).
Desse modo, a questão de pesquisa deste estudo é: quais reflexões e proposições podem ser propostas a partir do estudo dos temas controles gerenciais e Kaizen? Por fim, procura-se entender o papel dos SCG em um ambiente Kaizen, o que responde aos chamamentos de Malmi e Brown (2008), para buscar uma clareza sobre os pacotes apropriados às práticas de Controladoria em ambientes específicos (Fullerton; Kennedy & Widener, 2013).
Para tanto, uma ampla revisão da literatura as quais discutem a aplicação da filosofia em empresas ao redor do mundo foi conduzida. O principal arcabouço teórico utilizado foi o framework conceitual de Malmi e Brown (2008) sobre os Sistemas de Controle Gerencial (SCG) como um pacote. Os trabalhos de Bonner e Sprinkle (2002) também foram importantes para analisar a questão dos incentivos
As recompensas das ideias são apresentadas sob a perspectiva dos artefatos orçamentários e em ligação com os incentivos monetários. Isso posto, seu correto uso e aplicação recebe importância crítica para o funcionamento do sistema e ligação com a motivação dos empregados, monitoramento do desempenho e percepção da recompensa como ferramenta da metodologia Kaizen (Jaca et al., 2014; Prajogo & Sohal, 2004; Holweg, 2007; Shah & Ward, 2003).
Desse modo, a principal contribuição desse estudo foram quatro possíveis proposições que sugerem aspectos importantes a serem considerados na prática da filosofia Kaizen no cotidiano das empresas. Nesse contexto, sugere-se que as organizações procurem alinhar seu modelo de remuneração aos seus valores e cultura. Outrossim, percebeu-se que orçamentos e incentivos monetários estão intrinsicamente relacionados com a motivação dos empregados e busca por melhoria contínua.
Bonner, S. E. & Sprinkle, G. B. (2002). The effects of monetary incentives on effort and task performance: theories, evidence, and a framework for research. Accounting, Organizations and Society 27 (1), 303–345. Malmi, T., & Brown, D. A. (2008). Management control systems as a package-Opportunities, challenges and research directions. Management Accounting Research, 19(4), 287–300. https://doi.org/10.1016/j.mar.2008.09.003 Belekoukias, I., Garza-Reyes, J. A., & Kumar, V. (2014). The impact of lean methods and tools on the operational performance of manufacturing organisations. International J