Resumo

Título do Artigo

OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DO SEBRAE NO SUL DO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fatores Críticos de Sucesso
Gerenciamento de Projetos
Sistemas de Informação

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Fabio Bulegon
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
2 - Rodrigo Barichello
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó/ SC
3 - Givanildo SIlva
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
4 - Claudio Alcides Jacoski
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis e Administração

Reumo

A implantação de um sistema de informação (SI) visa a melhoria de processos e interação com pessoas, fornecendo informações de negócios, estratégia, operações e administração para tomada de decisões (Pinto, 2002). Os SI para gerenciamento de projetos são ferramentas que auxiliam os gerentes na tomada de decisão, visando o planejamento, organização e controle, buscando êxito no projeto em desenvolvimento (Caniels and Bakens, 2012). Um sistema pode apresentar um diferencial competitivo para organização, porém até sua consolidação esse processo pode apresentar fatores críticos de sucesso (FCS).
Reunindo as conceituações e análises de sistemas de informação, gerenciamento de projetos, fatores críticos de sucesso e FCS em implantação de SI segundo a Teoria de Rockart (1979), busca-se realizar uma análise no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, coletando informações com os gestores de projetos. Diante disso, o estudo pretende elucidar o seguinte problema: Quais são os fatores crítico de sucesso na implantação dos sistemas de informação que dão apoio a gestão de projetos.
Para se manterem competitiva, empresas utilizam técnicas e ferramentas para gerenciamento de seus projetos (Vezzoni, et al., 2013). Porém, isso pode representar um fator crítico de sucesso (FCS), definido pela Teoria de Rockart, como um limitado número de áreas nas quais os resultados, se satisfatórios, irão assegurar um desempenho competitivo de sucesso na organização (Rockart, 1979). Na área de TI, os FCS, para Albertin e Moura, (1995) visam atingir o sucesso interno dentro da organização e posteriormente, garantir o êxito da organização que utiliza a TI como um de seus fatores.
Estudo de caso, descritivo, abordagem quantitativa. A coleta de dados foi estruturado através questionário survey dividido em quatro seções, com total 15 perguntas e respostas em escala Likert de cinco posições e, o perfil dos entrevistados. A população da pesquisa é composta por gestores de projetos que atuam no SEBRAE dos três estados do sul do Brasil. A amostra da pesquisa foi delineada tendo em vista o retorno do instrumento de pesquisa, totalizando 48 respondentes. Para análise de dados, foi utilizado estatística descritiva e testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Correlação de Pearson.
A proposta do artigo e os resultados obtidos, podem contribuir com a melhoria do sistema de controle e planejamento de instituições. No caso, o SEBRAE para maior eficiência administrativa, visto que é um serviço que apoia as micro e pequenas empresas e necessita de um aporte tecnológico que esteja em plena capacidade de funcionamento. Também, poderá incentivar os Gestores de Projetos a uma melhor e/ou maior qualificação profissional para melhor estruturar seus projetos. Para a alta administração, uma oportunidade maior de acompanhamento dos projetos.
Foi possível inferir que a atualização dos sistemas é visto com prioridade pelos gestores de projetos, mesmo que esse não seja um item avaliado com frequência pela alta gerência do SEBRAE. Observou-se também que quanto mais ajustado o projeto, maior será o apoio da alta gerência. Ainda, que os gestores de projetos com maior qualificação acadêmica, buscam cada vez mais conhecimento/atualização e se dedicam mais para estruturar e planejar seus projetos. Mas esse é um item pouco avaliado pela instituição as partes interessadas não são motivadas a acompanhar seus projetos no sistema.
Caniels, M. C. J., & Bakens, R. J. J. M. (2012). The effects of project management information systems on decision making in a multi project environment. International Journal of Project Management, 30(2), 162–175. Rockart, J. F. (1979). Chief executives define their own data needs. Havard Business Review, 57 (2), 81-92. Vezzoni, G., Pacagnella, A.C.J., Banzi, A.L.J., & SILVA, S.L. (2013). Identificação e análise de fatores críticos de sucesso em projetos. Revista de Gestão e Projetos. 4 (1), 116-137. Albertin, A. L., & Moura, R. M. (1995). ADM da Informática e seus FCS. RAE 35(5), 22-29.