Resumo

Título do Artigo

PODER, CENTRALIDADE E EMBEDDEDNESS COMO MECANISMOS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DE CAPTURA DO CONHECIMENTO DAS SUBSIDIÁRIAS EM SUAS REDES LOCAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Subsidiária
Embeddedness
Acesso a Conhecimento e Recursos

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Victor Ragazzi Isaac
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo
2 - Eduardo Jorge Branco Vieira Barcelos
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04018-010
3 - Mario Henrique ogasavara
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo

Reumo

A relação pouco explorada pela literatura de IB, entre embeddedness, poder e centralidade na rede externa da subsidiária é tratada neste artigo conceitual e exploratório, por meio de uma revisão sistemática e busca verificar como poder e centralidade podem influenciar ou mesmo melhorar o acesso aos recursos distintivos da rede externa local. Como contribuição acadêmica, o uso do construto integrado embeddedness, poder e centralidade pela subsidiária estende a teoria sobre multinacionais, dando ênfase a teoria de redes de negócios em estratégias internacionais de multinacionais.
A subsidiária pode melhorar sua eficiência na captura do conhecimento local ao utilizar intencionalmente a centralidade e poder, além do embeddedness, em sua rede externa?
O papel estratégico das subsidiárias (Piaskowska & Trojanowski, 2014), assume destaque quando esta procura capturar e internalizar oportunidades, por meio de mecanismos que garantam acesso ao conhecimento (Andersson, Forsgren, & Holm, 2007; Meyer, Mudambi, & Narula, 2011). Muitas vezes, para fazer frente às mudanças ambientais, as MNEs se utilizam das redes de negócios (Granovetter, 1985; Andersson et al., 2001, 2002; Hallin et al., 2011; Oliveira, 2016).
A revisão sistemática da literatura mostrou que poder e centralidade da subsidiária em sua rede externa são raramente estudadas em Negócios Internacionais, pois os poucos trabalhos observados se atém à rede interna da MNE. Entretanto, poder e centralidade são mecanismos importantes de acesso ao conhecimento e recursos privilegiados da rede local, devido a influência, em geral positiva, da posição diferenciada obtida por um ator através do poder e centralidade.
Como contribuição teórica este estudo estende a literatura de Negócios Internacionais ao propor o uso do embeddedness, poder e centralidade combinados na rede externa da subsidiária como meio de aumentar a eficiência na captura ao novo conhecimento, conforme apresentado no modelo conceitual, mesmo em ambientes de mudança e conflitos. Como contribuição gerencial propõe-se a utilização das tipologias combinadas de French e Raven (1959), Raven (1965) e Raven (1993) estrategicamente equilibrada pelos gestores da subsidiária de modo a fortalecer as ações de poder e centralidade.
Andersson, U., Dellestrand, H. and Pedersen, T. (2014). The contribution of local environments to competence creation in multinational enterprises. Long Range Planning, vol. 47(1-2), 87-99. Andersson, U., Forsgren, M. and Holm, U. (2001) Subsidiary embeddedness and competence development in mncs - a multi-level analysis. Organization Studies, vol. 22(6), 1013-1034. Cantwell, J. & Mudambi, R. (2005), MNE competence-creating subsidiary mandates. Strategic Management Journal, 26(12), 1109–1128.