Resumo

Título do Artigo

PRODUTIVISMO ACADÊMICO MULTINÍVEL: MERCADORIA PERFORMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Produtivismo acadêmico
Pós-Graduação
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Anielson Barbosa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

O artigo apresenta uma nova perspectiva de análise sobre o produtivismo acadêmico e pode auxiliar os pesquisadores da área a refletirem sobre o impacto do fenômeno na produtividade, nas condições de trabalho e no bem-estar docente. O produtivismo acadêmico é um ato performativo que institucionaliza um conjunto de ações e comportamentos, caracteriza uma forma de representação social de uma área do conhecimento, delimita um sistema de crenças e valores orientados para uma cultura performativa incorporada socialmente na ação e afeta as condições de trabalho, a saúde, o bem-estar e a carreira.
O objetivo deste artigo é analisar o produtivismo acadêmico na pós-graduação a partir de uma perspectiva multinível. A análise considera as várias dimensões que impactam na atuação docente no contexto institucional da pós-graduação e se propõe a revelar que o fenômeno vai além da quantidade de publicações e é complexo porque deve ser analisado a partir de múltiplas dimensões integradas.
O ambiente de atuação do professor no contexto da universidade brasileira passa por mudanças em decorrência de um conjunto de fatores, sobretudo daqueles vinculados ao desempenho acadêmico e à competitividade em nível institucional. Alguns desses fatores envolvem maior eficiência, produtividade e reputação institucional, que impactam na prática docente em domínios como o ensino e a pesquisa (Balkin & Mello, 2012), uma vez que há uma competição entre pesquisadores, universidades e periódicos em busca de melhores posicionamentos nos rankings acadêmicos (Adler & Harzing, 2009).
Por ser um fenômeno multinível, o produtivismo acadêmico está se transformando num dos grandes desafios da pós-graduação no Brasil. Essa discussão deve fazer parte da agenda de discussões no contexto dos programas de pós-graduação, pelos representantes da área na Capes e também pelos gestores universitários e das agências de fomento (CAPES e CNPq). O fenômeno é sistêmico e multinível porque influencia e é influenciado por vários agentes como o governo, as instituições de educação superior com programas credenciados pela CAPES, os colegiados, coordenadores e professores dos programas.
Por ser um fenômeno multinível, o produtivismo acadêmico está se transformando num dos grandes desafios da pós-graduação no Brasil. Essa discussão deve fazer parte da agenda de discussões no contexto dos programas de pós-graduação, pelos representantes da área na Capes e também pelos gestores universitários e das agências de fomento (CAPES e CNPq). O fenômeno é sistêmico e multinível porque influencia e é influenciado por vários agentes como o governo, as instituições de educação superior com programas credenciados pela CAPES, os colegiados, coordenadores e professores dos programas
Alcadipani, R.(2017). Periódicos brasileiros em inglês: a mímica do publish or perish “global”. RAE, 57(4), 405-411. Balkin, D.B., & Mello, J.A. (2012). Facilitating and creating synergies between teaching and research: the role of the academic administrator. Journal of Management Education, 3(4), 471–494. Braxton, J.M. (1996). Contrasting perspectives on the relationship between teaching and research. New Directions for Institutional Research, 90, 5-14. Leathwood, C., Read, B. (2014) Research policy and academic performativity: compliance, contestation and complicity. Studies in Higher Educat