Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÕES SOBRE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA DE CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Concluintes
Competências de liderança
Formação por competências

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Ana Carolina Sardi Andrade
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
2 - Vilma Geni Slomski
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - PROGRAMA DE Mestrado em Contabilidade
3 - Tiago Nascimento Borges
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Mestrado em Ciências Contábeis
4 - Valmor Slomski
-

Reumo

As instituições de ensino são fundamentais na formação de competência de liderança dos graduandos do curso de ciências contábeis, sendo recomendável a inclusão desse tópico no escopo programático das IES, pois como afirma a Lei nº 9.394 (1996) “a educação superior tem por finalidade o ensino científico para estimular a capacidade de resoluções de problemas atuais”, ou seja, a formação deve contribuir não só para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos, mas também para o desenvolvimento de outras competências que colaborem com a resolução de problemas no cotidiano da profissão.
- Quais são as percepções sobre competências de liderança de concluintes do curso de ciências Contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo? - Analisar as percepções sobre competências de liderança de concluintes do curso de ciências Contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, procurando identificar que práticas de liderança os alunos percebem como mais desenvolvidas e adquiridas ao longo do curso tendo em vista das disciplinas curriculares estabelecidas.
Os resultados de pesquisa (Pascarella & Terenzini, 2005) indicam que os alunos desenvolvem suas capacidades de liderança durante os anos de graduação. Este comportamento nos alunos aumenta a autoeficácia, a participação ativa, o desenvolvimento da sociabilidade, do caráter e o desempenho acadêmico (Komives, Owen, Longerbeam, Mainella, & Osteen, 2005). Desenvolver comportamentos e práticas de liderança nos alunos requer espaços apropriados e a criação de situações de aprendizagem a partir referencial teórico consistente (Hughes et al., 2006).
Realizou-se uma pesquisa descritiva-quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados com ferramentas disponíveis no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 24 e por meio de planilha Excel, especialmente preparada para o tratamento estatístico. Com o uso de estatística descritiva unidimensional foram analisadas as variáveis do perfil demográfico, enquanto que nas variáveis da matriz de competências foi utilizada estatística exploratória, e nos dados da terceira e última parte do questionário foi usada contagem de respostas múltiplas.
Constatou-se que os comportamentos de liderança que se destacam como sendo mais praticados pelos concluintes é Incentivar os outros a agir; Promover a automotivação e Mostrar o caminho, nesta ordem, possuem mais competências com elevado nível de desenvolvimento, enquanto que, os blocos Incentivar o trabalho em equipe e Desafiar o processo, aparecem num estágio intermediário de desenvolvimento. O que denota que os alunos sabem como promover a colaboração entre si, construir objetivos compartilhados e estabelecer confiança.
Conclui-se que existe uma boa relação entre o que os respondentes percebem como comportamentos de liderança desenvolvidos e os adquiridos no decorrer do curso de ciências contábeis. Foi possível constatar que a percepção referente às cinco práticas é positiva o que significa dizer que em todas as práticas há aspectos mais positivos do que a melhorar.
Barbosa, A. C. Q.(2009). Formação baseada em competências? Um estudo em cursos de graduação em Administração. RAM - Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 10(05), 28-52. Pascarella, E. T., & Terenzini, P. T. (2005). How College Affects Students: A Third Decade of Research. San Francisco: Jossey-BassBento, A., & Ribeiro, M. I. (2009). Análise das práticas e dos comportamentos de liderança dos alunos da Universidade da Madeira. XIII Encontro Nacional Educação em Ciências, Castelo Branco, Portugal.