Resumo

Título do Artigo

INTERNACIONALIZAÇÃO DA GOMA DE TAPIOCA BRASILEIRA
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Palavras Chave

Internacionalização
Exportação
Goma de Tapioca

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Camila de Oliveira Cunha Coelho da Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - UFCG
2 - Vinicius Farias Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unid Acad de Administração e Contabilidade
3 - DANIELLY BEZERRA DA COSTA
-
4 - Yákara Vasconcelos Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Mídias Digitais

Reumo

A mandioca é um importante produto na agricultura brasileira. A produção se dá em todo Brasil, porém, com diferentes finalidades. Interessa, para efeito deste trabalho, a fécula de mandioca brasileira, produto que dá base para a tapioca. Considerando que a goma de tapioca é um caso de sucesso no mercado local e que representa bem as características da culinária brasileira, o segmento tem recebido incentivos por parte de órgãos públicos e instituições privadas, ganhando força na pauta de exportação.
O problema de pesquisa do trabalho é: Como potencializar a internacionalização da goma de tapioca brasileira? Para responder, têm-se como objetivo analisar mercados potenciais e requisitos para alcançar a internacionalização da goma de tapioca brasileira. Este estudo importa a empresários do setor de goma de mandioca e atores envolvidos nesta cadeia de valor.
A revisão de literatura passa pelas principais correntes teóricas acerca da internacionalização de empresas: o Modelo Diamante (PORTER, 1991; 1998); a Teoria do Paradigma Eclético (DUNNING, 1988; DUNNING; LUNDAN, 2008); a Visão Baseada em Recursos (BARNEY, 1991; 2002; BARNEY; HESTERLY, 2007; FAHY, 2002); a Escola de Uppsala (JOHANSON; VAHLNE, 1977). Com maior ênfase, é destacada a exportação como modalidade de internacionalização.
Este estudo segue a orientação das pesquisas qualitativas, sendo enquadrado como estudo de caso descritivo, sendo analisada a internacionalização da goma de tapioca brasileira. Optou-se por análise de documentos, relatórios técnicos sobre mercado internacional, especialmente decorrentes do Trade Map e do Comex Stat. Tomando como base os principais importadores mundiais e os principais compradores do Brasil, chegou-se à seleção de dois países com maior potencial para internacionalização da goma de tapioca brasileira.
Os resultados apontam um crescimento importante nas exportações brasileiras do SH 110620 no período de 2013 a 2016. Como países com maior potencial para exportação aparecem Estados Unidos e Portugal, sendo apresentados dados que justificam o direcionamento para esses mercados, bem como os requisitos para uma operação bem planejada.
Este estudo representa um mapeamento inicial dos caminhos para internacionalização da goma de tapioca. As informações levantadas possibilitam uma visão rica para os tomadores de decisões, empresários do setor e toda uma cadeia de agentes envolvidos com a pauta de internacionalização brasileira. Verificou-se que a participação brasileira na cadeia global da goma de tapioca é pequena, mas tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos, o que pode sinalizar um potencial a ser explorado pelas empresas e instituições envolvidas.
DUNNING, J. H. The eclectic paradigm of international production: a restatement and some possible extensions. Journal of International Business Studies. v.19. n. 1, p.1-31, 1988. JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The Uppsala Internationalization Process Model Revisited: from liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of International Business Studies, n. 40, p. 1411-1431, 2009. PORTER, M. E. Towards a Dynamic Theory of Strategy. . Strategic Management Journal, v. 12, p. 95-117, 1991.