Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE CONFLITOS EM AMBIENTE ESCOLAR: um estudo observacional à luz do filme “Numa Escola de Havana”
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Palavras Chave

Estudo Observacional em Análise Fílmica
Gestão de Conflito
Ambiente Escolar

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Bruna de Almeida Soares
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Campus Osasco
2 - Nildes Raimunda Pitombo Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Osasco

Reumo

Partindo-se do estudo observacional com a análise fílmica completa da obra “Numa Escola de Havana” (2014), e da importância das instituições escolares na moldagem e no desenvolvimento daqueles que assumem postos de futuros atores dessa sociedade, esta pesquisa busca analisar os conflitos que cabem a uma organização escolar, bem como da eficácia da gestão desses conflitos, por intermédio da personagem de Chala, protagonista do filme, e seus professores e familiares.
Ao lidar com uma sociedade cada vez mais circundada por rápidas mudanças e evoluções, banhadas no despreparo psicossocial de muitos dos indivíduos envolvidos, o emergir de cenários conflituosos se mostra inevitável, estando a escola fundamentada em um contexto diversificado e, consequentemente, entremeado por conflitos (DESSEN; POLONIA, 2007). Assim, esta pesquisa delineia como objetivo a formulação de análises acerca dos conflitos que cabem a uma organização escolar, bem como da eficácia da gestão desses conflitos, por intermédio das personagens do filme.
A pesquisa aqui desenvolvida compreende: os construtos conflitos e sua gestão; sua incidência no âmbito escolar; e, a análise fílmica, que permeia e corrobora o filme como lócus desta pesquisa. Os construtos de conflitos e sua gestão são tratados por autores como Chrispino (2007), Schnitman e Littlejohn (1999) e Robbins, Judge e Sobral (2011). O âmbito escolar é aprofundado por autores como Magaldi (2007), Dessen e Polonia (2007) e Villela e Archangelo (2014). A análise fílmica é corroborada por autores como Champoux (1999), Huczynski (2004) e Flick (2004).
A partir da definição do lócus de pesquisa, e tendo em vista as vantagens da análise fílmica, a consecução da pesquisa avançou por intermédio do método fenomenológico, inserido na abordagem qualitativa, abrangendo a estratégia de coleta de dados denominada observação direta e não-participante, e com confrontação das proposições teóricas como análise de dados coletados.
Os dados desta pesquisa foram coletados por intermédio do protocolo de observações, utilizando-se das cenas consideradas como importantes no decorrer do lócus selecionado para a pesquisa. Os conjuntos das Tabela apresentadas, com o envolvimento das categorias de análise inseridas em cada uma, mostra a apropriação do trato de lidar com conflitos no que tange ao lócus, podendo ser vistos como metáforas à gestão de conflito, e, especificamente, à gestão de conflito em ambiente escolar, considerando-se atingido o objetivo de formular análises acerca dos conflitos em uma organização escolar.
Os resultados apontam para a ineficácia na gestão de conflitos, quer sejam eles os conflitos percebidos e/ou sentidos, uma vez que não se conseguiu tratá-los do modo eficaz indicado pela literatura, por meio da estratégia de colaboração, classificada como a estratégia preferível por ser capaz de satisfazer todas as partes envolvidas, de forma eficaz. Ademais, além da estratégia de competição, de evitamento e de acomodação indicadas como as que resultam em ganhos efêmeros e/ou ilusórios, portanto, ineficazes para resolução de conflitos, foram encontradas com incidência no lócus desta pesquisa.
Champoux, J. E. (1999). Film as a Teaching Resource. Journal of Management Inquiry, 8(2), 206-217; Chizzotti, A. (1995). Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez; Contreras, J. (2002). A autonomia de professores. São Paulo: Cortez; Cooper, D. R.; Schindler, P. S. (2011). Métodos de pesquisa em administração. 10. ed. Porto Alegre: Bookman; Villela, F. C. B.; Archangelo, A. (2015). A escola significativa e o aluno diante da atividade. (Coleção a escola significativa). São Paulo: Edições Loyola.