Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NO DESEMPENHO DA CPA-10: Um estudo com estudantes de uma Instituição Federal do Nordeste.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Curso de administração
Formação acadêmica
Desempenho da CPA-10

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Ruamo Pedro da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus III
2 - Gabriela Tavares dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus III

Reumo

No âmbito acadêmico, com intuito de formar profissionais aptos para as exigências do mercado, o curso de Administração visa desenvolver competências técnicas e comportamentais (LEME, 2005).O Banco Central do Brasil (Bacen), através da resolução CMN n° 3158/2003, determina que os profissionais que trabalham com a oferta de produtos de investimentos sejam qualificados através da obtenção de certificação financeira. Dentre estas certificações está a Certificação Profissional Agência Nacional das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais- ANBIMA Série 10 (CPA-10)que os agentes devem possuir.
É através da importância da obtenção desta certificação que o presente trabalho visa responder o seguinte questionamento: “Qual a contribuição da formação acadêmica do curso de Administração no desempenho da certificação CPA-10?” Objetivo Geral Identificar a contribuição da formação acadêmica do curso de Administração no desempenho da CPA-10.
O objetivo da seção é mostrar os principais pontos da teoria para análise do estudo: a relação do conceito de competências com a Administração ao longo da história, a evolução do papel do bancário que passou a exigir conhecimentos essenciais para a execução de tarefas com foco no sucesso da organização e as questões sobre a CPA- 10. É neste contexto de aprendizagem e domínio dos assuntos exigidos pela ANBIMA que o candidato precisa possuir conhecimento e demonstrar habilidade para conseguir a aprovação.
A coleta de dados realizou-se por intermédio de pesquisa de campo de abordagem qualitativa descritiva por meio das entrevistas com roteiro semiestruturado, no qual as perguntas foram previamente estabelecidas. Foram realizadas 10 (dez) entrevistas entre os dias 03 e 07 de junho de 2018. Os sujeitos foram os alunos que estão no último período do curso de Administração. Antes de realizar a pesquisa de campo foi aplicado um pré-teste do roteiro. O método de análise de dados usado foi a análise do conteúdo. O tratamento dos dados foi realizado em cinco etapas.
É possível observar que a formação em Administração não foi capaz de desenvolver nos estudantes o conhecimento ideal a respeito de investimento, os deixando despreparados para a realização da CPA-10 no quesito investimentos, que corresponde de 40% a 65% de todo o conteúdo da prova (ANBIMA, 2017). Aponta-se também, diante da análise dos dados, que os alunos sentem falta de aprofundar sobre esses assuntos, mesmo sobre aqueles que dizem não se identificar com a área. Parte disso, é resultado dos métodos utilizados durante as disciplinas que não conseguem chamar a atenção dos alunos.
Os resultados da pesquisa mostraram que os alunos não desenvolveram conhecimentos que envolvam os temas da prova da CPA-10. Há uma carência no desenvolvimento de conteúdos que envolvam a economia, produtos de investimentos, assuntos da área financeira em geral. Ou seja, a formação vivida no curso de administração não qualifica o profissional para atuação no setor bancário, dependendo, portanto, de iniciativas individuais. É esperado que os que fazem parte do processo de formação possam refletir sobre o itinerário de formação com o intuito de atender às necessidades dos alunos.
BAHRY, C. P.; TOLFO, S. D. R. A Gestão de Competências e a Obtenção de Vantagem Competitiva Sustentável em Organizações Bancárias. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 38-54, 2004. ISSN 1518-6776. BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. D. A.; BORGES-ANDRADE, J. E. Competências emergentes na indústria bancária: um estudo de caso. Revista Comportamento Organizacional e Gestão, v. 8, n. 2, p. 173-190, 2002. CHEETHAM, G.; CHIVERS, G. Professions, competence and informal learning. Massachusetts: Edward Elgar Publishing, 2005.