Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS POR MEIO DE MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

Competências
PBL
Metodologia ativa

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Rosane M S M Ayres
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUC-CAMPINAS) - CEA
2 - Maria Fernanda Rios Cavalcanti
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUC-CAMPINAS) - Faculdade de Administração

Reumo

O objetivo do presente trabalho é examinar se e como a utilização de métodos ativos de ensino–aprendizagem no curso de graduação em administração auxilia no desenvolvimento de competências de seus estudantes. A adoção destes métodos tem sido tratada pela literatura como uma estratégia pedagógica capaz de desenvolver uma série de competências e habilidades necessárias à formação profissional do administrador, inclusive aquelas instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Administração (Resolução CNE/CES 04/2005).
Ensino superior de graduação em administração de IES privada no estado de São Paulo.
A literatura carece de pesquisas empíricas que suportem tal tese e, em especial, da insuficiência de pesquisas que tratem da temática de competências abordando a percepção dos alunos. Argumentamos que esta é uma lacuna relevante, dada a centralidade do aluno no processo de aprendizado baseado em métodos ativos.
Tendo por base as competências estabelecidas nas DCN e no PPC do curso de uma IES priva, foi realizada pesquisa empírica (estudo de caso) com vista a identificar na percepção de alunos se os métodos ativos de ensino adotados no curso de graduação em administração ajuda-os na aquisição de competências específicas de formação profissional do adminsitrador
Os resultados apontaram que as competências do PPC da IES estão em consonância com as DCNS e que, na percepção dos estudantes, os métodos PBL e CBL contribuem para o desenvolvimento de três grupos de competências (básicas, sociais e para solução de problemas.
Não identificada