Resumo

Título do Artigo

Um Estudo das Competências Individuais e Organizacionais com Franqueados
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Palavras Chave

Competências Individuais
Competências Organizacionais
Franquias e Franqueados

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Adilene dos Santos Morais
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - COHAMA
2 - THIAGO CARDOSO FERREIRA
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - SÃO LUIS
3 - Philipe Sampaio Lima
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Cohama
4 - José Dácio Gomes de Castro Neto
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Maranhão
5 - Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Cohama

Reumo

O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada com gestores franqueados, que teve com foco fazer comparação entre as competências individuais e organizacionais, por meio da utilização de quatro constructos que foram: Operacional, Mercadológica, Recursos Humanos e Financeiro. Outro objeto de estudo foram as franquias, é um tipo de negócio que utilizar marca e patente conhecida no mercado, e proporciona certa segurança ao franqueado. Perceber as competências nos gestores franqueados é crucial, pois incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e da organização.
O estudo visa responder ao seguinte questionamento: Quais as competências predominantes dos gestores franqueados?. Desse modo a partir do questionamento a pesquisa tem como objetivo: comparar as competências requeridas com as competências disponibilizadas para a gestão de franqueados.
Para embasamento teórico fez-se abordagem de temas como: Competências Individuais, que segundo Fleury e Fleury (2011), são conhecimentos, habilidades e atitudes, como parte integrante que agrega valor social ao indivíduo, e econômico a empresa. Ruas et al., (2005) definem Competências Organizacionais, como coletivas, e surgem como processos, em que resultam no envolvimento dos elementos dominantes da organização, e por fim, Cherto (2011) trata de Franqueados que deve seguir com o negócio da forma mais semelhante possível à que o Franqueador que detém a marca e forma de realização.
A presente pesquisa apresenta o método dedutivo, quanto a natureza da pesquisa é aplicada, com a abordagem quantitativa. O objetivo de estudo é de caráter descritivo, de amostra não probabilística, procedimento utilizado para coleta de dados foi o levantamento feito em campo com aplicação de 151 questionários com gestores franqueados. A amostra coletada foi analisada através do KMO, com valor de 0,805, considerados satisfatórios e adequados à análise fatorial. Os dados foram trabalhados no programa SPSS, para fazer testes como: Correlação de Pearson, Alfa de Cronbach e Carga fatorial.
Ao comparar as competências requeridas com as disponibilizadas, pode-se evidenciar a partir dos resultados encontrados que a importância que os gestores franqueados dão as competências relevantes para gerir o negócio corresponde as competência de Recursos Humanos, pois os mesmos não se sentem preparados ao se depararem com os desafios impostos no ambiente organizacional. Já o auxílio que eles recebem da franqueadora para desenvolver as competências é maior nas Competências Operacionais que se reflete em manter padrões de processos para oferecer produtos ou serviços com mais semelhança possível
O estudo contribui em nível acadêmico por relacionar as competências e os franqueados. Novas abordagens, poderão investigar em qual ramo de atuação do negócio a avaliação de competência predomina. Sua contribuição a nível organizacional se dá ao descrever as diferenças entre as competências requeridas para o franqueado gerir, e o suporte que a franqueadora acredita ser necessária desenvolver, assim, poderá auxiliar as empresas desse tipo de negócio a tomar decisões de forma mais assertiva, e a possibilitar qualificação ao franqueado conforme com as competências exigidas pelo mercado.
CHERTO, M. R. Franchising e outros Canais de Marketing, In: DIAS, S. R. et al (Org.). Gestão de marketing: professores do departamento de mercadologia da FGV-EAESP e convidados. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. Cap. 9, p. 231-251. 539 p. FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3ª Ed. – 6º reimpr. – São Paulo: Atlas, 2011. RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (Org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. 224 p.