Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO COMO PRÁTICA: O CASO DE UMA ORGANIZAÇÃO PRODUTORA DE CACHAÇA ARTESANAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo
Práticas Empreendedoras
Entrepreneuring

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Alex Fernando Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social
2 - Juvêncio Braga de Lima
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - PDMA
3 - Juliane Silvestre
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)

Reumo

O empreendedorismo, enquanto fenômeno de natureza econômica e social, mas também de natureza científica, pode ser apreendido a partir de perspectivas variadas, que formam uma diversidade de quadros de análise que, por sua vez, são marcados por influências de diferentes disciplinas. Neste trabalho, abre-se espaço para a consideração do empreendedorismo a partir de uma vertente emergente e pouco difundida na literatura, caracterizada como empreendedorismo como prática.
O artigo apresenta o seguinte problema de pesquisa: Como ocorre a construção de práticas empreendedoras nos processos de criação de organizações e na dinâmica de evolução dessas organizações ao longo do tempo? Para tanto, o objetivo deste trabalho consiste em compreender a construção de práticas empreendedoras em uma organização produtora de cachaça artesanal. Especificamente, busca-se identificar as práticas empreendedoras referentes à criação da organização estudada, e as práticas empreendedoras associadas aos processos de produção e comercialização desse empreendimento.
A noção de empreendedorismo como prática pode ser compreendida como o ato de empreender (JOHANNISSON, 2011). Essa noção assume esse fenômeno como sendo resultante de um processo social criativo que materializa um negócio ou algo novo, com base nas ações e interações entre agentes empreendedores que organizam pessoas e recursos, criam, identificam e exploram oportunidades, e que criam e renovam organizações (JOHANNISSON, 2011).
O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, através da realização de um estudo de caso junto a uma organização produtora de cachaça artesanal situada no estado de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas junto a atores-chave envolvidos no negócio. De forma complementar, foram utilizadas a pesquisa documental e a técnica de observação. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de narrativas, tomando como referência os objetivos da pesquisa e categorias teórico-conceituais que emergiram dos dados.
A análise e discussão dos resultados permitiu apreender diferentes práticas empreendedoras, associadas à criação do negócio, ao processo de identificação e exploração de oportunidades, aos processos de produção e comercialização da bebida, e a inovações diversas, que contribuíram para a competitividade do negócio e sua sobrevivência e longevidade no mercado.
A abordagem prática do empreendedorismo permitiu a apreensão, diante do caso estudado, do fenômeno empreendedor enquanto uma prática situada. Em outros termos, foi possível reconhecer a delimitação de um fenômeno cuja definição envolve um conjunto de decisões e ações executadas por praticantes que agem de forma empreendedora ao serem responsáveis por estruturar e delimitar processos empreendedores, criar negócios, criar/descobrir oportunidades, criar/desenvolver inovações, e renovar empresas.
HJORTH, D. Entrepreneuring as organization-creation. In: STERNBERG, R.; KRAUSS, G. (Eds.). Handbook of Research on Entrepreneurship and Creativity. Cheltenham: E. Elgar, 2014. cap. 4, p. 97-121. JOHANNISSON, B. Towards a practice theory of entrepreneuring. Small Business Economics, v. 36, n. 2, p. 135-150, mar. 2011. SCHATZKI, T. R.; KNORR-CETINA, K. ; SAVIGNY, E. VON. (Eds.). The practice turn in contemporary theory. London: Routledge, 2001. 252p.