Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES DINÂMICAS E SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM ORGANIZAÇÃO MILITAR DE APOIO LOGÍSTICO: UM ESTUDO NO DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEIS DA MARINHA DO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Práticas Ambientais
Cultura Sustentável
Logística

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ROMERO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Educação, Filosofia e Teologia
2 - NORBERTO STORI
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CEFT

Reumo

Os princípios do desenvolvimento sustentável proporcionaram um dinamismo no contexto empresarial e demandaram inúmeras capacidades para sua incorporação. Para lidarem com o novo e dinâmico ambiente da sustentabilidade, as organizações passaram a desenvolver habilidades e capacidades de forma a manterem-se competitivas e inovadoras. Neste contexto, a implantação ou adoção de práticas ambientais nas organizações a partir do ambiente externo pode desencadear o ciclo das Capacidade Dinâmica (CD), porém, há poucas pesquisas focando tal relação.
A implantação da gestão ambiental nas organizações públicas pretende instaurar uma nova cultura institucional, visando à mobilização dos servidores para a otimização dos recursos, combater o desperdício e obter uma melhor qualidade no ambiente de trabalho. Neste contexto, a gestão ambiental pode reconfigurar processos, rotinas e procedimentos da organização a partir de uma demanda externa. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é identificar as capacidades dinâmicas desenvolvidas a partir do Sistema de Gestão Ambiental em uma Organização Militar de Apoio Logístico da Marinha do Brasil.
Álvarez et al. (2011) sugerem que a adoção de práticas ambientais requer a formulação e adaptação de capacidades dinâmicas organizacionais. Para estes autores a temática ambiental é direcionadora da inovação, uma vez que força as organizações a repensarem seus modelos de negócio e incorporarem novos modelos. Aragon-Correa e Sharma (2003) argumentam que a estratégia ambiental pró-ativa pode ser considerada uma capacidade dinâmica, pois é dependente de processos específicos, dependente do caminho que está inserida dentro da organização.
Esta pesquisa é do tipo exploratória-descritiva e desenvolvida por intermédio da abordagem de estudo de caso. O estudo foi realizado no Depósito de Combustíveis da Marinha no Rio de Janeiro (DepCMRJ), durante os meses de janeiro e fevereiro de 2016. Para a validação dos dados obtidos foi realizada a triangulação a qual, de acordo com Yin (2010), articulou três fontes de evidências: documentação, questionário e entrevista. As entrevistas foram realizadas com os Encarregado da Divisão de Abastecimento, Encarregado da Divisão de Apoio e Encarregado da Divisão Técnica e Meio Ambiente.
O Sistema de Gestão Ambiental do Depósito de Combustíveis da Marinha possui uma Política Ambiental abrangente e que explicita a preocupação da Alta Administração com a questão ambiental, bem como com a melhoria dos processos e a contínua. A partir do SGA foi possível verificar que a mudança organizacional ocorreu com a institucionalização da Comissão de Gestão Ambiental e desencadeou outras mudanças, no processo de comunicação e nos programas de treinamentos com o objetivo de ampliar o nível de conscientização dos servidores e uma cultura sustentável.
Algumas práticas ambientais introduzidas na Organização Militar e capacidades associadas ao SGA foram identificadas, porém nem todas podem ser consideradas dinâmicas. Esta pesquisa identificou o Gerenciamento e Controle de Resultados; a Capacitação Continuada dos colaboradores; e a valorização da cultura sustentável como CD desenvolvidas pelo Depósito de Combustíveis. Essas CD são mecanismos causais essenciais para a implementação e manutenção das práticas ambientais e mecanismos constituintes de um sistema cíclico para a melhoria contínua do SGA.
ÁLVAREZ, I. G.; LORENZO, M. P.; SÁNCHEZ, I. M. Corporate social responsibility and innovation: a resource - based theory. Management Decision, 49 (10), 1709-1727, 2011. ARAGON-CORREA, J. A.; SHARMA, S. A contingent resource-based view of proactive corporate environmental strategy. Academy of Management Review, 28, p.71-88, 2003. YIN, R. K. Estudo de Caso, Planejamento e Métodos. Porto Alegre: 4ª. ed. Editora Bookman, 2010.