Resumo

Título do Artigo

A PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA FRANCÓFONA EM PERSPECTIVA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo
Empreendedor
Revisão de Literatura

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Alex Fernando Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social
2 - Alessandro Gomes Enoque
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES)

Reumo

Diversos autores têm procurado compreender o empreendedorismo, identificando evidências sobre suas concepções e abordagens e ressaltando sua relevância do ponto de vista científico e da prática organizacional. Neste cenário, há espaço para estudos que procuram mapear a produção científica sobre empreendedorismo. Essa produção encontra destaque nos países francófonos, como França e Canadá. A literatura francófona tem apresentado ressonância na área, fornecendo abordagens e concepções teórico-metodológicas alternativas à análise das problemáticas associadas à manifestação desse fenômeno.
A pergunta colocada por Gartner (1990) – what are we talking about when we talk about entrepreneurship? – também pode ser aplicada ao contexto da literatura francófona em empreendedorismo. Diante disso, tem-se a questão que norteia a realização deste trabalho: quais são as particularidades da produção científica em empreendedorismo publicada em língua francesa? Para responder este questionamento, o objetivo do presente artigo consiste em apresentar uma revisão do escopo da literatura em empreendedorismo, publicada em língua francesa em periódicos baseados na França e no Canadá.
A produção francófona em empreendedorismo, segundo Lasch e Yami (2008), apresenta predominância de estudos qualitativos e de contribuições teórico-conceituais particulares. Esse conjunto de evidências aponta para a existência de um “toque francês” da pesquisa em empreendedorismo, claramente distinto do positivismo empírico típico da investigação desenvolvida nos Estados Unidos, embora com limitações em termos de difusão do conhecimento gerado para a comunidade internacional da área.
Através do método de revisão de escopo da literatura, foi efetuado um levantamento da produção científica francófona nos periódicos Management International, Revue Française de Gestion, e Revue International P.M.E.. Foram identificados 132 artigos, publicados entre 2006 e 2017. Foram categorizados aspectos centrais vinculados à essa produção, tais como a distribuição anual e por periódico dos artigos, os principais temas de pesquisa explorados, os tipos de pesquisa desenvolvidos, os métodos e técnicas de investigação empregados, bem como os principais autores responsáveis por esta produção.
Verificou-se um crescimento relativo da produção científica, com predominância de temáticas como o intraempreendedorismo, o fomento ao empreendedorismo, finanças, e a concepção de oportunidades. Há predominância de estudos teórico-empíricos, de natureza qualitativa, com destaque a espaços para a realização de estudos quantitativos e de ensaios teóricos sobre o tema. Verificou-se, ainda, a participação relevante de um conjunto de autores que produzem, pesquisam, e disseminam resultados de suas investigações sobre empreendedorismo.
Pode-se afirmar que esse conjunto de evidências revela a constituição de um campo de pesquisas francófono em empreendedorismo, marcado por particularidades que ora o posicionam em consonância com outros contextos nacionais, e ora o posicionam de forma diferenciada em relação a outros contextos, formando um quadro amplo e multifacetado que muito tem a contribuir em termos de evidências teóricas e empíricas para os estudos sobre empreendedorismo em uma perspectiva global e, evidentemente, também em uma perspectiva brasileira.
Fayolle, A. (2017). Thinking the future of entrepreneurship research through French lenses. Revue Internationale des Sciences de L’Organisation, 2(3), 59-72. Lasch, F., & Yami, S. (2008). The nature and focus of entrepreneurship research in France over the last decade: a French touch? Entrepreneurship Theory and Practice, 32(2), 339-360. Marchesnay, M. (2008). Trente ans d’entrepreneuriat et PME en France: naissance, connaissance, reconnaissance. Revue Internationale PME, 21(2), 145-168.