Resumo

Título do Artigo

Aprendizagem como Dimensão da Prática Social: Conexões Conceituais entre Aprendizagem e Inovação Social
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Aprendizagem Social
Inovação Social
Conexões Conceituais

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Jessica Rani Ferreira de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Como aponta Hargadon (2002), pesquisas que integram aprendizagem, inovação e conhecimento são uma alternativa segura para acurada compreensão de fenômenos individuais e coletivos, que determinam continuidade, adaptação e mudança no âmbito organizacional. Há um consenso de que conhecimento e aprendizagem constituem condições indispensáveis ao fenômeno da inovação, mas a forma como tais conceitos se inter-relacionam ainda constitui uma verdadeira lacuna na literatura em estudos organizacionais.
Além de apontar uma provável ligação entre os fenômenos da aprendizagem e da inovação social, o presente trabalho tem a intenção de descrever como ela ocorre e quais os principais pontos de contato que podem ser estabelecidos entre uma abordagem social da aprendizagem (COOK; BROWN, 1999; BRANDI; ELKJAER, 2011; DEWEY, 2008) e o fenômeno da inovação social. Esta discussão parte de tal pressuposto, o de que a inovação social pode ser vista como um meio para a aprendizagem.
Adota-se como parâmetro teórico referencial a abordagem da aprendizagem social na tentativa de enfatizar o fenômeno da aprendizagem como um processo coletivo e derivado da prática. Nesses termos, a aprendizagem entendida como uma atividade social (ELKIJAER, 1999; 2003); como um processo cultural (COOK; YANOW, 1993; HENRRIKSSON, 1999) ou “practice-based” (GHERARDI, 2000).
Uma vez discutidos os conceitos de aprendizagem e inovação social, bem como debatidos os aspectos mais relevantes de cada conceito, foi possível estabelecer alguns pontos de conexão, entendidos como importantes para a compreensão de ambos os fenômenos, conforme quadro-resumo construído e apresentado neste ensaio teórico. Os principais pontos de conexão entre ambos os conceitos disseram respeito a aspectos como "abordagem", "lócus", "alcance", "orientação", "gatilho", "feeling", "subproduto" e tipo de "conhecimento" elucidados por ambos os conceitos.
Entende-se que, através dos pontos de conexão encontrados, podem ser delineadas formas eficazes de promover a inovação por meio da aprendizagem social, bem como explorar ou estimular a aprendizagem dos indivíduos cuja intenção seja encontrar soluções sociais inovadoras. Pontua-se, como sugestão para pesquisas futuras, identificar quais aspectos poderiam ser descritos como pontos de divergência.
ARGOTE, L. Organizational learning research: Past, present and future. Management Learning, v. 42, n. 4, p. 439-446, 2011. BRANDI, U.; ELKJAER, B. Organizational learning viewed from a social learning perspective. In: EASTERBY-SMITH, M.; LYLES, M. ______. Handbook of organizational learning and knowledge management. 2. ed. Chichester: John Wiley and Sons, 2011. p. 23-41. CENTRE DE RECHERCHE SUR LES INNOVATIONS SOCIALES. An Introduction to Crises. Montréal: Université du Québec au Montréal, 2004. CLOUTIER, J. Quest-cequel innovation sociale? In: CRISES. Centre de Recherche Sur Les Innovations.