Resumo

Título do Artigo

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MATEMÁTICA ENTRE HOMENS E MULHERES, DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO.
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Palavras Chave

Matemática
Gênero
Representações sociais

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Veronica Peñaloza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CESA
2 - Izabelle Quezado
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Tamara Heredia-Peñaloza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CESA

Reumo

A importância da matemática para os profissionais de administração reside no aumento do raciocínio lógico numérico, que pode vir a ser demandado no cotidiano laboral e utilizado em diversas decisões administrativas. Entretanto, no campo do ensino, a aversão às disciplinas da área matemática/quantitativa é frequente, sobretudo no tangente às mulheres. Conhecer a representação social da matemática na perspectiva do aluno de administração, considerando possíveis divergências de gênero, pode orientar de ações ou comportamento dos discentes com relação à disciplina.
Apesar das políticas para promover o desenvolvimento profissional feminino, há "lacunas de gênero" que impedem maior integração, reconhecimento e progresso no domínio da matemática. No período escolar, meninas desvinculam-se gradualmente das ciências matemáticas e, no ensino superior, tendem a não seguir carreiras em ciência e tecnologia. Assim, esta pesquisa objetiva conhecer, com base na abordagem das representações sociais, os significados associados à matemática sob a ótica dos alunos do curso de Administração, considerando possíveis diferenças de perspectiva em razão de gênero.
Estudos prévios indicam que o aprendizado da matemática pode variar a partir de gênero. As possíveis razões da discrepância de habilidade matemática entre homens e mulheres data de muitas décadas e ainda integra a literatura contemporânea, mas permanecem inexplicadas. Assim, é pertinente reconhecer que a matemática configura-se como um objeto legítimo de estudo para a teoria das representações sociais, sendo, estas, produto e processo de construção de saber e realidade comum, que se dá mediante a interação entre os membros de uma sociedade em seu cotidiano.
A partir dos questionários aplicados com alunos e alunas de um curso superior de Administração, a análise dos dados baseou-se nas técnicas de associação livre de palavras (VERGARA, 2012) e análise de correspondência (CUNHA JR., 2000) para conhecer a representação social da matemática, considerando peculiaridades de gênero. Os dados coletados foram processados com auxilio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 e analisados de acordo com a abordagem estrutural das representações sociais (ABRIC, 2001).
A representação social da matemática por discentes de administração assume significados diversos, agrupados nas categorias de Conteúdo, Difícil/Dificuldade, Valores positivos, Valores negativos, Processos cognitivos e Ferramentas. Referente a gênero, homens associam a matemática a ferramentas, declaram-se indiferentes, nem gostam, nem desgostam da disciplina. Diferentemente, as mulheres que não gostam da matemática relacionam a disciplina com valores negativos. Por sua vez, as mulheres que gostam de matemática a relacionam com valores positivos, bem como a processos cognitivos e a conteúdos.
Observa-se que um trato diferenciado é dado às mulheres desde o início da idade escolar, haja vista a mensagem que recebem de que a matemática não é um campo apropriado para o gênero feminino, sendo, a disciplina, em geral considerada de domínio masculino. Estereótipos de gênero parecem ainda estar presentes nas escolhas e na representação que as mulheres e homens consultados nesta pesquisa têm com relação à matemática: mulheres representam a matemática mais em função de sentimentos, gostar e não gostar, quando os homens falam em ferramentas e mostram uma maior indiferença.
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: Moreira, A. S. P. & Oliveira, D. C. de (Orgs.),Estudos interdisciplinares de Representação Social. Goiânia: AB. pp.27-38, 2001. HYDE, J. S.; LINDBERG, S. M.; LINN, M. C.; ELLIS, A. B.; WILLIAMS, C. C. Gender similarities characterize math performance. Science, v. 321, pp. 494–495, 2008. MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.