Resumo

Título do Artigo

MERCADO DE TRABALHO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mercado de trabalho
Governo
Políticas públicas de emprego

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Fernanda Almeida da Silva Rosa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Santa Cruz
2 - Silvio Roberto Stefano
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Guarapuava
3 - Márcio Luiz Bernardim
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz - Guarapuava
4 - Luiz Fernando Lara
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Reumo

O mercado de trabalho é constituído por organizações e pessoas que se dispõem a oferecer o seu trabalho em troca de recompensas e ou remunerações. Na realidade capitalista contemporânea, ter um trabalho ou uma ocupação em troca de renda, pode significar ter condições de sobreviver, ou seja, de comprar comida, vestuário e ter moradia. Neste sentido, as pessoas que não conseguem ter uma colocação no mercado de trabalho, ou seja, emprego ou trabalho, acabam sendo marginalizadas pela sociedade, dependendo assim de algum tipo de ajuda governamental para sobreviver.
Diante da realidade apresentada, enfatizando principalmente a importância das pesquisas sobre o tema, apresenta-se as seguintes questões de pesquisa: Qual é o número de publicações que se referem ao mercado de trabalho nos últimos anos? Quem são os autores e revistas que mais se destacam ou publicam sobre o tema? Quais os subtemas relacionados? Qual o perfil metodológico adotado? O objetivo principal deste estudo foi identificar as publicações de artigos de periódicos internacionais sobre mercado de trabalho, disponíveis nas bases EBSCOhost e PERIÓDICOS CAPES, no período de 2013-2017.
Estudar e entender o mercado de trabalho envolve a compreensão do termo, dos envolvidos e das teorias existentes sobre seu funcionamento. Assim, é possível afirmar que o mercado de trabalho abrange as relações de emprego existentes em uma determinada região ou país. Essas relações não envolvem somente empregador e empregado, mas também outros agentes, como o governo. Devido as perturbações econômicas os governos precisam intervir nas relações de trabalho por meio das políticas, com o objetivo de gerar mais e melhores oportunidades de emprego para os trabalhadores (McKENZIE, 2017).
Neste estudo, optou-se pela bibliometria como método de pesquisa. Foram pesquisadas as bases EBSCOhost e PERIÓDICOS CAPES. Nos artigos considerados, identificou-se que alguns subtemas se destacaram na relação com o tema principal. Duas produções se destacaram com mais de 1000 citações cada. Além disso, nas abordagens metodológicas utilizadas, destacaram-se as de cunho quantitativo; já as interações entre autores e coautores resultou numa rede de 47 autores. Ainda foram selecionados 13 trabalhos que tratavam o tema mercado de trabalho relacionado com instituições e políticas públicas.
Os cinco trabalhos de maior destaque revelaram algumas realidades econômicas dos países capitalistas, como a desigualdade salarial, o impacto da tecnologia, da globalização e das importações nos mercados de trabalhos, e ainda as questões relacionadas às instituições e políticas públicas. Diante do contexto atual e histórico do mercado de trabalho, os resultados obtidos podem ser úteis para o conhecimento das realidades econômica e social de diferentes países, descritas nas produções científicas analisadas.
MCKENZIE, D. How Effective Are Active Labor Market Policies in Developing Countries? A Critical Review of Recent Evidence. IZA Discussion Papers. N. 10655, 2017.