Resumo

Título do Artigo

CROWDSOURCING E UBERIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A STARTUP DOCWAY
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Palavras Chave

Uberização
Crowdsourcing
Estudo de caso

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba
2 - Emanuel Thiago Santana de Sousa e Moura
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ (FACET) - Curitiba
3 - EGON BIANCHINI CALDERARI
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Câmpus Curitiba

Reumo

Estélles-Arolas e González-Ladrón-de-Guevara (2012)definem crowndscourcing como um grande número de atividades colaborativas que são executadas por meio de colaborações e são viabilizadas por avançadas tecnologias de internet, e que resulta em processos de cocriação e inovação na produção de bens e prestação de serviços. De acordo com Leonardi et al(2016) e Dimitrova e Scarso(2017), a importância de estudos de casos relacionados à aplicação do conceito de temas como crowdsourcing e uberização são importantes por permitirem a contextualização de um determinado fenômeno.
Problema de pesquisa: “como a empresa Docway utiliza os conceitos de uberização e crowdsourcing em sua operação? E por quais motivos a empresa adotou tais conceitos?” Objetivo: Apresentar e analisar o caso do aplicativo Docway, uma startup que utiliza o modelo de uberização na área da saúde, baseada em uma plataforma que adota o modelo de crowdsourcing para a avaliação da prestação dos serviços.
Estélles-Arolas e González-Ladrón-de-Guevara (2012) definem o termo crowdsourcing como uma atividade colaborativa executada com auxílio de avançadas tecnologias de internet, podendo ser uma forma de cocriação e inovação na produção de bens e prestação de serviços. A uberização apresenta uma tendência de substituição da forma tradicional de trabalho por uma prestação de pequenas tarefas, por indivíduos que disponibilizam seu tempo e esforço, por algum retorno financeiro ou não (DAVIS, 2016).
Constituiu-se uma pesquisa qualitativa que utilizou o método de estudo de caso Yin (2005). Duas técnicas foram utilizadas para coleta de dados: para os dados secundários foram coletadas entrevistas e reportagens a respeito do funcionamento da plataforma, e a própria plataforma foi acessada pelos pesquisadores; para a coleta de dados primários foi realizada uma entrevista semiestruturada com o idealizador e CEO da empresa objeto da pesquisa. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo.
A principal atividade desempenhada pelos usuários e que é relacionada ao crowdsourcing é a de avaliação.A atividade é caracterizada como uma atividade que pode ou não ser recompensada financeiramente, e se baseia em um retorno ou feedback de usuários a respeito de um determinado produto ou serviço oferecido por uma organização.Há semelhança entre os processos dos aplicativos Docway e Uber: os aplicativos o usuário requer a prestação de serviço por meio de seu smartphone,havendo a possibilidade de escolha do prestador de serviço,além da possibilidade de avaliação e pagamento pela plataforma.
Percebeu-se que, apesar da comparação com a plataforma Uber não ser completamente bem recebida pelo fundador da Docway, há um consenso em relação à semelhança quanto à forma ou ao processo aplicado nos modelos de negócio. O fato da Docway não poder ranquear os médicos com a apresentação das avaliações por questões legais, e que poderia ser visto como negativo ou prejudicial ao modelo de negócio pelo gestor da plataforma, acaba não o sendo, graças a possibilidade de utilizar as avaliações feitas pelos pacientes na composição do algoritmo utilizado pelo sistema.
DIMITROVA,S.;SCARSO,E.The impact of crowdsourcing on the evolution of knowledge management: Insights from a case study. Knowledge and Process Management, v.24(4),pp.287-295,2017;LEONARDI,P.M.,BAILEY,D.E.,DINIZ,E.H.,SHOLLER,D.,NARDI,B.Multiplex appropriation in complex systems implementation: the case of Brazil's correspondent banking system.MIs Quarterly,v.40,n.2,461-473,2016;ESTELLÉS-AROLAS E.;GONZÁLEZ-LADRÓN-DE-GUEVARA,F.Towards an integrated crowdsourcing definition.J.of Info Science,v.38,n.2,2012,p.189-200.YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Bookman editora, 2005.