Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR: mapeamento dos pesquisadores brasileiros engajados com o tema
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Economia Circular.
Mapeamento de Pesquisadores
Sinergia Circular.

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Simone Sehnem
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
2 - Susana Carla Farias Pereira
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Departamento de Administração da Produção
3 - Olivo Tiago Giotto
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

Reumo

A economia circular (E.C.) é um tema que tem despertado o interesse de diversos pesquisadores em diferentes áreas (Korhonen, Honkasalo, & Seppälä, 2018). Tem crescido ano a ano a aderência de pesquisadores nacionais e internacionais ao tema (Sehnem, 2018). Consiste em uma economia que é regenerativa, que se preocupa com a saúde dos ecossistemas e o bem estar das pessoas e da natureza (Stahel, 2016) Demanda que as empresas repensem suas cadeias de suprimentos e os seus modelos de negócios (Ludeke-Freund, Gold, & Bocken, 2018). Possui como premissa de que a remodelagem contribui para a criação d
Quem são os pesquisadores brasileiros engajados com o tema economia circular e seus interesses de pesquisa? O estágio embrionário da pesquisa de economia circular no Brasil gerou o insight de uso das premissas da economia circular para promover o avanço do tema no país. Dessa forma, foi proposta a pesquisa cujo objetivo consiste em mapear os pesquisadores brasileiros engajados no tema economia circular, a fim de conhecer os sub-temas de interesse, setores que estão sendo pesquisados e perspectivas de avanços do tema.
A economia circular consiste em uma forma de ativar mecanismos para induzir transformações industriais regenerativas, capazes de contribuir para o alcance de um sistema de produção e consumo sustentável (Korhonen, Honkasalo, & Seppälä. 2018). Espera-se que a economia circular forneça o ímpeto para um sistema econômico com um modelo de fluxo alternativo que é cíclico e regenerativo (Geissdoerfer, et al., 2017).
A pesquisa descrita consiste em um levantamento conduzido junto a programas de pós-graduação cadastrados na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) nas áreas de Administração Pública, Administração de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Engenharias III e Materiais, totalizando 535 programas distintos. O e-mail convite para responder o questionário foi remetido para o e-mail do programa cadastrado na CAPES e contendo a orientação de que o instrumento de coleta de dados fosse compartilhado com todos os docentes.
As evidências dão conta que 84 pesquisadores estão engajados com o tema atualmente e outros 34 sinalizaram interesse em investigar sobre economia circular. Os que já pesquisam sobre o assunto, estão vinculados a 52 universidades distintas. Os sub-temas de destaque para novas pesquisa são inovação e economia circular, transição do linear para o circular e modelos de negócios circulares. Os setores prioritários de interesse são agronegócios, plásticos e construção civil.
A principal contribuição deste estudo consiste no mapeamento dos pesquisadores adeptos a realização de pesquisas sobre economia circular e seus escopos de interesse. Isso permite articular uma rede de pesquisadores brasileira multi-universidades e fomentar o avanço dos estudos na área. As implicações práticas do estudo estão associadas ao mapeamento dos setores que estão sendo pesquisados e uma perspectiva de tendências de expansão do tema, o que permite visualizar uma projeção de cenário futuro da economia circular no país.
EMAF (Ellen MacArthur Foundation), 2015. Growth within: a Circular Economy Vision for a Competitive Europe, London. Fernandes, S., Lucas, J., Madeira, M.J., Cruchinho, A., & Honório, I.D. 2019. Circular and collaborative economies as a propulsion of environmental sustainability in the new fashion business models. Lecture Notes in Electrical Engineering. 505, pp. 925-932. Gallie, W.B., 1956. Essentially contested concepts. Proc. Aristot. Soc. 55, 167e198