Resumo

Título do Artigo

Análise da Gestão de Egressos em um Programa de Pós-graduação à luz dos indicadores de avaliação da CAPES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Pós-graduação
Sistema de Avaliação da CAPES
Gestão de Egressos

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Cláudia Prim Corrêa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Trindade
2 - Cibele Barsalini Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração

Reumo

O acompanhamento de egressos da pós-graduação é uma estratégia tida como imprescindível e desafio contemporâneo. Ao promover a aproximação do programa de pós-graduação com egresso após a finalização da pós-graduação, não contempla a visão necessária para ser uma ação estratégica bem-sucedida, o que gera a necessidade de ir em direção a uma gestão de egressos, que torna explícita a necessidade de acompanhar o aluno de pós-graduação antes mesmo deste se tornar egresso.
O PPGA/UFSC é um programa conceito 4 no sistema de avaliação da CAPES, o que significa que há lacunas a serem sanadas para que o PPGA possa alcançar o conceito 7. Considerando o exposto, faz-se necessário averiguar de que modo o PPGA/UFSC pode potencializar sua gestão de egressos por meio das seguintes etapas: identificar os critérios do Sistema de Avaliação da CAPES relacionados à gestão de egressos; averiguar a percepção de discentes e egressos do PPGA sobre a gestão de egressos realizada pelo Programa; e verificar a ocorrência de eventuais lacunas nesta gestão de egressos.
Cabe aos PPG definirem seus processos internos para atender às exigências do Sistema de Avaliação da CAPES (MACCARI et al, 2009). Maccari et al (2014) destacam a importância dos resultados serem averiguados por meio da produção científica, dos egressos e da inserção social. Os egressos são um ativo valioso das universidades, visto que são o resultado real do aprendizado e, por meio deles, é possível construir uma rede de conhecimentos, além de promoverem a credibilidade da instituição (BARNARD; RENSLEIGH, 2008; QUEIROZ; DE PAULA, 2016; TEIXEIRA; MACCARI; RUAS, 2014; TEIXEIRA; MACCARI, 2014).
Foi realizada uma pesquisa de objetivos descritivos, com pesquisa documental e estudo de caso selecionado para uma análise temporalmente transversal. Houve, ainda, a aplicação de questionário com os discentes e egressos do programa selecionado, para averiguar como ocorreu ou como ocorre o vínculo e a manutenção deste entre o discente e o egresso junto ao PPGA/UFSC. O número de discentes e egressos respondentes alcançou um número relativamente baixo, quando comparado à população em questão, alcançando apenas 40% da população discente e 24% da população egressa.
O egresso é elemento analisado em uma parcela considerável dos quesitos do Sistema de Avaliação da CAPES, estando presente em 4 dos 5 quesitos, o que reitera sua importância dentro do contexto da pós-graduação e enfatiza a necessidade dos programas atentarem para este aspecto. O PPGA, por sua vez, conta com potencialidades, como a pró-atividade de discentes e egressos na atualização de seus dados e o interesse desses pelos processos de avaliação, mas também apresenta dificuldades, como a omissão do PPGA e a queda no relacionamento do egresso com seu ex-orientador.
Por meio deste trabalho, foi possível perceber a relevância dos egressos no Sistema de Avaliação da CAPES, a realidade de um PPG no que diz respeito a sua relação com egressos e discentes e foram averiguadas as principais dificuldades e potencialidades que permeiam esta ação estratégica. Logo, a lacuna que motivou a realização deste trabalho também se apresentou como aspecto limitador. Por fim, pesquisas similares, especialmente no que diz respeito à percepção dos discentes e egressos, podem ser reproduzidas em outros PPG.
MACCARI, Emerson Antonio, et al. A Gestão Dos Programas De Pós-Graduação Em Administração Com Base no Sistema de Avaliação da Capes. Revista de Gestão - REGE, v. 16, n. 4, p. 1–16, 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 outubro 2016. TEIXEIRA, Gislaine Cristina dos Santos; MACCARI, Emerson Antonio. Proposição de um portal de egresso (alumni) baseado em benchmarking e processo inovador. In: 11TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECNOLOGY MANAGEMENT - CONTECSI, São Paulo/BR, maio, 2014.