Resumo

Título do Artigo

Fatores antecedentes da intenção de recompra da marca de um smartphone
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Palavras Chave

marca
intenção de recompra
imagem social

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Marcas

Autores

Nome
1 - Isabelle Menezes Dovera Ribeiro
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória

Reumo

As inovações em tecnologias móveis (como smartphones e tablets, por exemplo) iniciaram um processo de transformação do dispositivo móvel em uma inovadora e poderosa plataforma, cujo crescimento exponencial decorre da possibilidade de realizar interações entre indivíduos, grupos, organizações e sociedade (GAO et al., 2013; CHUNG; KIM, 2015). Com o crescimento da era digital, a experiência das pessoas com essas novas tecnologias acarretou o aumento do consumo de um dispositivo, de forma específica, o smartphone (GOH; JIANG; TEE, 2016).
Problema de pesquisa: quais são os fatores antecedentes da recompra de uma marca de smartphone? Objetivo: verificar os fatores que antecedem a recompra da marca de um smartphone.
No contexto de smartphones, alguns pesquisadores (GOH et al., 2016; HEW et al., 2017; FILIERI et al., 2017) registram que desde o lançamento dos primeiros modelos, os consumidores mostram-se tendenciosos a continuar adquirindo este tipo de produto, trocando apenas por gerações mais atuais. Assim, mediante evidências (GOH et al., 2016; FILIERI et al., 2017) de aumento da compra e recompra de modelos de smartphones ao longo dos anos, observou-se pesquisas empíricas referentes às motivações e intenção de repetir a compra de uma marca desse tipo de aparelho móvel.
Pesquisa de natureza quantitativa, do tipo survey com corte transversal utilizando questionário adaptado do trabalho de Filieri e Lin (2017) com a inclusão de outros construtos: norma subjetiva (BEARDEN et al., 1989), qualidade percebida (YOO; DONTHU, 2001), preço percebido e autocongruência (EBRAHIM et al., 2016). Amostragem não probabilística que obteve amostra final composta de 471 respondentes brasileiros. Os dados foram analisados por meio de teste do modelo por meio de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), utilizando o software PLS.
Os resultados evidenciados nesta pesquisa sugerem que o design, a qualidade percebida, a popularidade da marca e a auto congruência tendem a influenciar a intenção de recomprar um smartphone da marca adquirida e utilizada previamente, suportando as relações observadas em investigações anteriores. Outrossim, também se sugere que o design, a norma subjetiva, o preço percebido e a auto congruência possivelmente manifestam influência na imagem social do usuário desse tipo de dispositivo móvel, corroborando com achados na literatura.
Os construtos que se mostraram antecedentes a intenção de recompra de uma marca de smartphone foram: o design, a qualidade percebida, a popularidade da marca e auto congruência como fatores que podem influenciar a intenção de recompra de uma marca de smartphone. Ademais, verificou-se que design, normas subjetivas, preço percebido e auto congruência também são significativas na relação positiva com a imagem social. Os usuários estão utilizando esses tipos de dispositivos móveis para além de sua função utilitária, como forma de diferenciação, reputação e congruência social.
FILLIERI, R.; CHEN, W.; DEY, B. The importance of enhancing, maintaining and saving face in smartphone repurchase intentions of Chinese early adopters: An exploratory study. Information Technology & People, v. 30, n. 3, p.629-652, 2017. BEARDEN, W., O.; NETEMEYER, R., G.; TEEL, J., E. Measurement of consumer susceptibility to interpersonal influence. Journal of Consumer Research, v. 15, n. 4, p. 473-481, 1989. JINDAL, R.; SARANGEE, K.; ECHAMBADI, R.; LEE, S.. Dimensions of product design and their impact on market share. Journal of Marketing, v. 80, n. 4, p. 72-89, 2016.