Resumo

Título do Artigo

OPORTUNIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DO NEGÓCIO EM UMA EMPRESA DE RADIODIFUSÃO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE MATURIDADE TECNOLÓGICA
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Palavras Chave

Maturidade tecnológica
radiodifusão
mídia digital

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Tiago Facchin
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - SP
2 - Mauricio Henrique Benedetti
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Lucas Augusto Perez dos Santos
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
4 - Celso Alves Pereira II
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis

Reumo

Com o avanço da tecnologia, crescente demanda por conteúdos audiovisuais e mudanças nos hábitos de consumo, a indústria multimídia precisou se reinventar, particularmente a indústria de radiodifusão (televisão). Neste contexto, a implantação da televisão digital representa um marco nas operações televisivas. Diante do que foi exposto, o presente artigo tecnológico foi desenvolvido com o objetivo de propor um plano de ação em uma emissora de radiodifusão de sons e imagens brasileira, mais especificamente no que diz respeito ao processo de implantação da Televisão Digital e seus avanços futuros.
Seguindo o conceito everywhere, anytime e any device, as produtoras de conteúdo não encontram mais limites geográficos para distribuição de suas produções. Com uma tendência de redução da fatia de receita publicitária, complementar a distribuição de seus conteúdos através de meios digitais e agregar novas capacidades e funcionalidades é inevitável para garantir a manutenção e/ou melhora dos resultados atuais, reduzir perdas com produções que não tragam retorno em audiência e propiciar o direcionamento de conteúdos e publicidade para seus usuários.
O diagnóstico foi direcionado a conhecer o grau de maturidade da empresa no que tange a adoção da tecnologia em estudo. A partir dessa avaliação utilizou-se a análise SWOT para mapear as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, a fim de ter subsídios sólidos para estabelecer um plano de ação para avançar no desenvolvimento da maturidade, cobrindo possíveis gaps identificados para o desenvolvimento e adoção da tecnologia.
Uma das principais ações consiste na criação de um grupo multidisciplinar na empresa para discussões de mercado, potencial geração de novos negócios, características tecnológicas necessárias para viabilizá-los e impactos jurídicos (regulatórios) e institucionais que deverão ser vencidos. Propõe-se ainda, com a experiência prévia e bem-sucedida da transição da televisão analógica para a digital, que o processo de adoção da nova tecnologia seja gradual, possibilitando que os telespectadores estejam aptos a consumir a “nova televisão”.
Como resultado pode-se destacar o mapeamento de todas as etapas necessárias e que deverão ser vencidas para a adoção da nova tecnologia e início das transmissões. Quanto maior é a maturidade da empresa em relação à adoção da tecnologia, maior é a visibilidade dos riscos envolvidos na adoção do novo padrão, das novas capacidades de negócios e consequentemente das características tecnológicas necessárias. Basta saber se estas realmente serão necessárias (terão apelo comercial) ou, até mesmo, serão permitidas, devido às questões regulatórias.
A principal contribuição deste trabalho reside em elucidar a importância de se mapear e visualizar de maneira ampla o processo de implantação de uma nova tecnologia, para uma análise cuidadosa de possíveis gaps e contextualização da empresa em relação a sua maturidade na adoção da tecnologia. Porém, algumas variáveis externas podem influenciar e ter alto impacto nas oportunidades mapeadas, podendo até inviabilizá-las. Neste sentido, novas análises seriam necessárias, bem como a reformulação do plano de ação ou, no limite, a construção de um novo.