Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA DE PROJETOS: uma análise bibliométrica de 2014 a 2018
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Governança de Projetos
Estudo Bibliométrico
Gestão Organizacional

Área

Gestão da Inovação

Tema

Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação

Autores

Nome
1 - João Paulo Oliveira Lucena
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA)
2 - Thales da Costa Lago Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Central
3 - Josue Vitor de Medeiros Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA/DEPAD/PPGA

Reumo

A governança de projetos vem a acrescentar às organizações recursos e práticas orientadoras para a tomada de decisões eficientes e eficazes ao longo do gerenciamento dos projetos. De acordo com Kerzner (2017), essa governança está relacionada a decisões que definem expectativas, responsabilidades, delegação de poder ou verificação de desempenho. E ainda, a um gerenciamento consistente, políticas e processos coesivos e diretos de tomada de decisões para determinada área de responsabilidade.
O objetivo deste trabalho foi verificar a dimensão da produção de trabalhos publicados em periódicos acadêmicos acerca do tema “Governança de Projetos”. O trabalho concentrou-se em buscar publicações em bases de dados nacionais e internacionais, configurando-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Os estudos sobre governança de projetos são recentes e vêm ganhando interesse do meio acadêmico e organizacional. Isso justifica a relevância deste trabalho, pois fornecerá subsídios para o meio acadêmico e para as organizações sobre o estado recente da pesquisa a respeito do tema.
Para muitos estudiosos de projetos a quinta edição do Guia PMBOK, publicada no ano de 2013, traz como principal contribuição: a governança de projetos. Em janeiro do ano de 2016 o PMI lançou um Guia Prático de Governança de Projetos, Programas e Portfólios e de acordo com este guia há diferenças entre gerenciamento e governança. Enquanto o gerenciamento organiza e faz o trabalho, a governança toma decisões, dá orientações, supervisiona e garante a gestão. Para Ahola et al (2014) existem duas correntes distintas e relativamente independentes de pesquisa sobre governança de projetos.
Foram encontrados 89 autores no total. O periódico com maior número de publicações foi o International Journal of Project Management. Os 10 trabalhos com maior número de citações são todos do periódico International Journal of Project Management. O trabalho intitulado de “The management of project management: A conceptual framework for project governance” é o que possui maior número de citações, 56 no total.. A grande maioria dos artigos foi classificada como empírico. Pode-se constatar uma leve predominância da abordagem qualitativa, presente em 17 publicações.
Este trabalho procurou verificar a dimensão da produção de trabalhos publicados em periódicos acadêmicos acerca do tema “Governança de Projetos” por meio de um estudo bibliométrico. Perante tais resultados, pode-se afirmar que o objetivo foi atingido. Os resultados revelaram que as publicações nacionais são bem escassas, havendo predominância de publicações internacionais. Para trabalhos futuros, recomenda-se a ampliação da base de dados e a utilização de outras combinações, como, por exemplo, uma separação entre governança de projetos na esfera pública e na privada.
AHOLA, T; RUUSKA, I; ARTTO, K; KUJALA, J. What is project governance and what are its origins?. International Journal of Project Management, v. 32, n. 8, p. 1321-1332, nov. 2014. KERZNER, Harold. Gestão de projetos: As melhores práticas. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2017. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Governance of portfolios, programs and projects: a practice guide. Newtown Square: Project Management Institute, 2016. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK: um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.