Resumo

Título do Artigo

Por mais aulas assim: percepções e desempenho em disciplina de Contabilidade Gerencial na modalidade de Educação a Distância
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação a distância
Learning Analytics
Contabilidade Gerencial

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - Brenda de Borba Trajano
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGCONT/UFRGS
2 - Jéssica dos Santos Crestani
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas
3 - Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade
4 - Ariel Behr
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas - FCE

Reumo

Em virtude dos avanços em ambientes de aprendizagem tecnológicos, novas oportunidades estão sendo abertas para reconstruir e analisar os processos de aprendizagem dos alunos. Nesse âmbito, destaca-se o Learning Analytics, instrumento utilizado para analisar a aprendizagem, por meio da coleta e análise de dados das diferentes interações dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem (Bharara et al., 2017).
Considerando que o ensino a distância tem oferecido aos professores e alunos dos cursos de graduação novos desafios, surge a seguinte questão problema: Como são as percepções e o desempenho de aprendizagem dos alunos em disciplina de Contabilidade Gerencial ministrada na modalidade a distância? A partir disso, o objetivo deste estudo é analisar a percepções e desempenho de aprendizagem dos alunos em uma disciplina de Contabilidade Gerencial ministrada na modalidade a distância, no curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal da Região Sul do Brasil.
A Educação a Distância (EAD) é um processo de ensino no qual o aprendizado ocorre, em um espaço e/ou tempo distinto, sendo caracterizada pela utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), os quais possibilitam a distribuição de conteúdo a partir da web (Klozovski et al., 2015). Buscando personalizar o ensino surge o Learning Analytics que é composto pela medição, coleta, análise e relatório de dados sobre os alunos e seus contextos, para fins de compreensão e otimização do aprendizado e dos ambientes onde ele ocorre (Tempelaar et al., 2018).
A pesquisa foi realizada a partir de dados coletados em uma disciplina de Contabilidade Gerencial de uma universidade federal da Região Sul do Brasil em 2017. O estudo envolveu análise quantitativa e qualitativa de dados, sendo a coleta realizada a partir de quatro questionários com questões abertas e fechadas, além de dados sobre o uso dos alunos na plataforma Moodle. O volume de dados foi analisado a partir de análise de conteúdo e técnicas estatísticas descritiva, de correlação e de regressão; a fim de mensurar o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem do ambiente a distância.
Observando-se a relação de dependência da nota final com as visualizações das atividades disponíveis na plataforma Moodle, pode-se inferir que os alunos de disciplinas a distância tendem a alcançar uma nota final maior quando acessam o material disponibilizado na plataforma, não somente as tarefas que possuem caráter avaliativo, como também as vídeo aulas, exemplos práticos, artigos, e leituras complementares. Os resultados também demonstram que há necessidade de planejamento de aulas em formato de web conferência, sendo esta considerada pelos alunos como ferramenta positiva para o ensino.
Como principal contribuição tem-se a evidenciação da relação positiva entre nota final dos alunos e a visualização das atividades propostas. Tal fato implica na importância de que o acesso às atividades seja cobrado pelo docente, quando do planejamento de suas aulas na modalidade a distância. Os resultados das análises desta pesquisa contribuem de forma prática para o aperfeiçoamento de outras disciplinas na modalidade a distância que possam analisar o tipo de dados analisado. Ainda, incrementa-se o ainda restrito conjunto de pesquisas envolvendo Learning Analytics e Contabilidade Gerencial.
Bharara, S., et al. (2017). Application of learning analytics using clustering data Mining for Students’ disposition analysis. Education and Information Technologies, pp. 1-28. Klozovski, M. L., et al (2015). Comunicação e Interação Com o Professor: Percepção de Valor e a Satisfação dos Estudantes no Ensino a Distância e no Ensino Presencial. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 20(1), pp. 143-169. Tempelaar, D., et al. (2018). Student profiling in a dispositional learning analytics application using formative assessment. Computers in Human Behavior, 78, pp. 408-420.