Resumo

Título do Artigo

FONTES E TIPOS DE RISCOS PRESENTES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

gestão sustentável da cadeia de suprimentos
riscos
revisão sistemática

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Thiago Alves de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - São Carlos
2 - Rosane L. Chicarelli Alcântara
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

Preocupações ambientais relacionadas às mudanças climáticas, uso insustentável de recursos naturais e retração econômica estão fazendo com que as organizações repensem suas estratégias de operação (AHMAD et al., 2017). Nos últimos anos, as organizações têm reconhecido e adotado a sustentabilidade como um objetivo estratégico, cada vez mais importante para os negócios (MEHREGAN; CHAGHOOSHI; HASHEMI, 2014; LINTUKANGAS; HALLIKAS; KÄHKÖNEN, 2015).
É possível afirmar que as cadeias de suprimentos sustentáveis estão expostas a uma série de riscos (RUEDA; GARRETT; LAMBIN, 2017). O risco é comumente visto como a probabilidade de ocorrência de um evento de perda (RADIVOJEVIĆ; GAJOVIĆ, 2014). Autores como Busse, Kach e Bode (2016) argumentam que podem ocorrer severas perdas relacionadas à problemas sociais, ecológicos ou éticos. Este artigo possui como objetivo principal realizar uma revisão sistemática de literatura visando identificar quais as principais fontes e tipos de riscos presentes em cadeias de suprimentos sustentáveis.
Uma discussão frequentemente presente na literatura refere-se à forma de integrar a sustentabilidade às operações produtivas e a estratégia de negócios em nível local e global (ZAILANI et al., 2012). Contudo, tem-se o entendimento de que considerar a sustentabilidade somente sob a ótica dos processos internos da organização não é suficiente. Autores como Seuring e Müller (2008), Ahi e Searcy (2013) e Carter e Rogers (2008) argumentam que é necessário que o planejamento da sustentabilidade envolva a cadeia de suprimentos como um todo.
Mejias, Paz e Pardo (2016) argumentam que embora a literatura de gestão sustentável da cadeia de suprimentos esteja crescendo, há um consenso sobre a falta de pesquisas relacionando esta temática a outras. Uma temática relevante que pode ser estudada é a gestão de riscos na cadeia de suprimentos sustentável. Embora seja possível encontrar argumentos de que a gestão de riscos é um elemento relevante e central na gestão sustentável da cadeia de suprimentos (WOLF, 2011; SAJJAD; EWEJE; TAPPIN, 2015).
Levantar as fontes e tipos de riscos na cadeia de suprimentos sustentável torna-se importante, pois permite às organizações desenvolverem um comportamento mais pró-ativo, adotando estratégias de mitigação específicas a esses riscos. Além disso, possibilita de forma similar, prepararem-se em caso de materialização efetiva do risco buscando diminuir os seus efeitos. Por fim, a habilidade de antever a determinados riscos propicia desenvolver cadeias de suprimentos mais estruturadas, menos vulneráveis e mais sustentáveis, mantendo bom desempenho.
BUSSE, C. et al. Extending the supply chain visibility boundary: Utilizing stakeholders for identifying supply chain sustainability risks. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 47, n. 1, p. 18-40, 2017. CARTER, C. R.; ROGERS, D. S. A framework of sustainable supply chain management: moving toward new theory. International journal of physical distribution & logistics management, v. 38, n. 5, p. 360-387, 2008.