Resumo

Título do Artigo

Fatores Críticos de Sucesso em Iniciativas de BPM na Administração Pública
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Palavras Chave

BPM
Fatores Críticos de Sucesso
Administraçao Pública

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Rodrigo Motta Molardi
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Instituto de Saúde Coletiva
2 - André Teixeira Pontes
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Faculdade de farmácia

Reumo

Qualquer organização consome recursos que, uma vez processados, geram resultados. Para a administração pública, em sua essência, o melhor resultado possível seria a entrega de algum produto ou serviço útil, com o menor uso de recurso público possível. Tendo que lidar com uma maior fiscalização por parte da sociedade e com uma crescente escassez de recursos, o gerenciamento por processo de negócio (Business Process Management - BPM), surge como uma oportunidade para Administração Pública implementar uma abordagem holística de estruturar, planejar e conduzir um negócio.
Apesar de BPM ser considerado um dos tópicos de negócio mais relevantes a partir do começo do séc. XXI (HARMON, 2016), o número de fracassos ainda é considerado alto (TRKMAN, 2010). Esta pesquisa tem o objetivo de identificar os fatores críticos de sucesso (FCS) em iniciativas de BPM na Administraçao Pública, direta ou indireta, pois apontar algumas áreas que favorecem a adoção de BPM na gestão pública pode não apenas ajudar na descoberta de oportunidades na área, mas também minimizar a complexidade do seu processo de implantação por parte dessas organizações.
Para administração pública, os resultados alcançados com sua reestruturação através de processos interligados e multifuncionais transforma BPM como forma de agregar valor á gestão. Entretanto, requer que a mesma esteja disposta a modificar sua estrutura funcional e hierárquica, promovendo alterações na estrutura organizacional, tornando-a mais adaptável à mudanças (GULLEDGE, SOMMER, 2002). BPM não apenas é recomendável o setor público, traz bons resultados em termos de redução de custos, tempo, identificação de gargalos e simplificação dos processos.
A metodologia utilizada neste artigo para identificação dos FCS é um Mapeamento Sistemático da literatura, pesquisando através de bases de dados digitais de estudos primários. Os estudos de mapeamento sistemático são projetados para fornecer uma visão ampla de uma área de interesse, estabelecer se existe evidência de pesquisa sobre um determinado tópico e fornecer uma indicação da quantidade de registros existentes na literatura. Os resultados de um MS podem indicar áreas para realização de uma revisão sistemática da literatura mais aprofundada, ou a necessidade de novos estudos primários.
Uma vez que todas as etapas do protocolo de pesquisa tenham sido aplicadas e os artigos relevantes tenham sido selecionados, os FCS em iniciativas de BPM na Administração Pública serão extraídos e apresentados após uma leitura crítica de cada estudo primário.
Identificou-se inicialmente noventa e três FCS observados em dez estudos primários selecionados como relevantes para este mapeamento sistemático. Em seguida, foram agrupados e compilados em uma lista final de trinta FCS, conforme critérios explicitados no decorrer do artigo. Foi possível concluir que os principais fatores de influência para o sucesso de uma iniciativa de BPM envolvem a participação da alta gestão e que os fatores particulares do administração pública não são tao impactantes quanto se supunha.
KITCHENHAM, B. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. In: Technical report, Ver. 2.3 EBSE Technical Report. EBSE, 2007; GULLEDGE JR, T. R.; SOMMER, R. A. Business process management : public sector implications. Business Process Management Journal, v. 8, n. 4, p. 364-376, 2002; TRKMAN, P. The critical success factors of business process management. International Journal of Information Management, v. 30, n. 2, p. 125-134, 2010.