Resumo

Título do Artigo

A LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS CARTONADAS E A REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA: O CASO TETRA PAK

Palavras Chave

Logística Reversa
Gestão Ambiental
Embalagens cartonadas

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - MARISE REGINA BARBOSA UEMURA
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Graziella Maria Comini
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

A logística reversa engloba a responsabilidade dos geradores de resíduos pela sua correta destinação, seja reaproveitamento ou descarte. Este caso busca aprofundar o tema, descrevendo a atuação no Brasil de uma empresa fabricante de embalagens cartonadas e os benefícios trazidos pelos seus projetos ambientais, com foco na redução de emissão de GEE. A empresa apresenta forte atuação na redução do impacto ambiental de suas embalagens pós-consumo, tendo como principais ações a logística reversa e o desenvolvimento de tecnologias que permitam a reciclagem completa das embalagens.
O caso apresenta ao estudante a dimensão do problema ambiental causado pelos resíduos sólidos, sobretudo seus impactos nas emissões de gases de efeito estufa. A partir da discussão sobre as alternativas de mitigação, apresenta um exemplo real que ilustra práticas de gestão ambiental adotadas por uma fabricante de embalagens cartonadas e o processo de logística reversa implementado.
Este caso foi adaptado do artigo com mesmo título apresentado no XVI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), originalmente desenvolvido na disciplina “Mudanças Climáticas e Estratégias Empresariais” da FEAUSP. Fontes: entrevistas com responsável da empresa, artigos científicos e websites de órgãos de referência (Ministério do Meio Ambiente, ONU, IPCC, IBGE). O referencial teórico engloba a Agenda 21, relatórios do IPCC que descrevem o impacto desses resíduos, a Lei nº 12.305/10 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil.
Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Logística Empresarial
ABNT, Sistemas da gestão ambiental – requisitos de orientação para uso. NBR ISSO 14001:2004, 2004. BRASKEM, 2014. Plástico verde. Disponível em: . CAMARGO, Suzana. Zurique é modelo em reciclagem de lixo. Disponível em: . CEMPRE, 2014. Compromisso Empresarial para Reciclagem. . CEMPRE, 2014. Política Nacional de Resíduos Sólidos - O impacto da nova lei contra o aquecimento global, Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE)