Resumo

Título do Artigo

A Percepção dos alunos de Administração Pública sobre o ENADE
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Palavras Chave

ENADE
Administração Pública
Ensino Superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Bárbara Oliveira de Morais
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - volta redonda
2 - ADALBERTO OLIVEIRA BRITO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Niterói
3 - Evandro Luiz Xavier Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - VOLTA REDONDA
4 - Fernanda de Araújo Calmon Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda

Reumo

No decorrer de um curso semipresencial algumas informações não chegam com a devida clareza ou passam despercebidas para alguns alunos. Diante do fato da maioria do contato do curso semipresencial se dar através de uma plataforma virtual, alunos de diferentes polos e períodos possuem percepções, julgamentos e contribuições diferentes a respeito do ENADE. De acordo com Griboski (2012), em relação às considerações sobre a aplicação do ENADE, o principal aspecto a ser considerado envolve muito mais do que o resultado a ser alcançado, é a participação do estudante na avaliação o elemento principal.
O presente artigo tem como objetivo geral conhecer as percepções dos alunos do curso de Administração Pública semipresencial da Universidade Federal Fluminense oferecido via consórcio UAB, através de um questionário com perguntas semiestruturadas. Visa-se investigar a percepção e motivação dos discentes quanto à participação no exame. Sabe-se que a exigência de realização do exame para que o aluno tenha acesso ao seu diploma é o fator diferencial para que os selecionados compareçam à avaliação.
Para Neves e Domingues (2009), há pertinência na preocupação de se avaliar a formação do estudante devido três itens: o advento da globalização, a abertura dos mercados e o rápido avanço tecnológico. Portanto, para os autores, uma boa qualificação profissional se faz necessária para que seja possível o indivíduo se inserir no mercado de trabalho. Para Verhine (2006), a premissa é que os exames devem oferecer contribuições para o aprimoramento e delineamento do próprio exame atual, para efeitos diagnósticos, de regulação ou de quaisquer outras intenções do Estado na sua função avaliativa.
Quanto ao método e forma de abordagem, optou-se por desenvolver um estudo quantitativo interpretativo. Para tanto, privilegiou-se discutir o tema do trabalho a partir da percepção dos alunos entrevistados baseando-se num estudo de caso. A coleta de dados utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica, que privilegiou a análise de documentos com entrevista semiestruturada composta de perguntas abertas e fechadas. As respostas das perguntas abertas foram transcritas para sua posterior análise, sendo a técnica escolhida para interpretar os dados colhidos, a de análise de conteúdo.
Dos 81 alunos que responderam o questionário, apenas 16 alunos disseram saber do que o exame é composto e apenas 1 souber definir corretamente a composição do ENADE. Outro elemento que o questionário buscou identificar foi a respeito da percepção da obrigatoriedade do exame e os sentimentos que tal situação provoca. Quanto aos sentimentos as palavras que mais estiveram presentes foram: Ansiedade, Preocupação, Medo, Descontrole, Pânico, Revolta, Tristeza, Indiferença e Desconforto.
Ao trabalhar a importância do exame e propiciar maiores esclarecimentos da estrutura e composição da avaliação, espera-se mudança de cenários. No cenário apresentado na pesquisa, embora 42% dos alunos acreditem que há ganhos pessoal/profissional atrelado ao conceito obtido no ENADE apenas 32% acreditam que o ENADE possa ser válido para sua vida profissional. Dentre as questões propostas, o fator obrigatoriedade norteou as principais respostas dos alunos, corroborando com a descrição de Pereira (2010).
BRASIL, Lei Nº. 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior–SINAES e dá outras providências disponível em http://www. planalto. gov. br, acesso em, v. 19, 2004. BRITO, M. R. F. de. SINAES and ENADE: From conception to implementation. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 13, n. 3, p. 841-850, 2008. CRUZ, C. F. et al. Uma análise do desempenho do curso de Ciências Contábeis no ENADE a partir do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 3, n. 3, p. 33-48, 2010.