Resumo

Título do Artigo

Qualidade De Vida E Estresse: Uma Análise Para Profissionais De Enfermagem De Um Hospital Privado Do Triângulo Mineiro
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estresse
Qualidade de Vida
Profissionais de Enfermagem

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Tayrine Aparecida Messias Borges
-
2 - Peterson Elizandro Gandolfi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - Maria Raquel Caixeta Gandolfi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
4 - Eduardo P Aranda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

Muitos estudos são feitos tentando entender a complexa psique do ser humano e os fatores causadores do estresse, como uma forma de ajudar a prevenir e cuidar da saúde mental e física dos profissionais. Dentre esses profissionais destacam-se os enfermeiros e os técnicos em enfermagem como exemplo de profissionais que são afetados em sua qualidade de vida. Devido à importância do assunto, muitos estudos são feitos tentando entender a complexa psique do ser humano e os fatores causadores do estresse, como uma forma de ajudar a prevenir e cuidar da saúde mental e física dos profissionais.
Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre a qualidade de vida e o nível de estresse para os profissionais da enfermagem de um hospital privado do Triângulo Mineiro. Para isso, especificamente, buscar-se-á identificar questões relacionadas a ambiente de trabalho, sobrecarga de trabalho, disponibilidade de recursos, questões familiares e pessoais e por fim a existência de elementos que possam atenuar o estresse.
Devido às mudanças tecnológicas que estão ocorrendo às pessoas tem suas vidas pessoais estreitamente ligadas ao seu trabalho. Desenvolveu-se qualidade de vida no trabalho é explicada por Daubermann e Tonete (2012), Rebouças, Legay e Abelha (2007), Jacques (2005). O conceito de bem estar mental e físico do profissional bem como seu trabalho, saúde e vida pessoal são fatores relevantes nas pesquisas sobre estresse foram desenvolvidos a partir de Limongi-França (2002) e por fim Stacciarini e Tróccoli (2000), desenvolveu-se os temas de estresse e Sobrecarga no trabalho e Relações interpessoais.
Buscou-se o estudo de caso como forma de descrever com mais profundidade e compreender a relação dos entrevistados com seu ambiente de trabalho, suas funções e como elas afetam sua saúde e sua qualidade de vida. Houve um levantamento de dados e informações a partir dos documentos e relatórios fornecidos. As entrevistas foram realizadas via aplicação de questionário, em um grupo voluntário de onze profissionais da enfermagem em turnos alternados. Ao se verificar a saturação das respostas, optou-se por finalizar as entrevistas, mantendo-se as observações.
Em relação à sobrecarga de trabalho pode-se perceber que a maior parte dos entrevistados sente que estão com sobrecarga de trabalho, algumas delas por estarem em mais de um emprego e outras por aceitarem fazer jornada dupla quando o hospital necessita, e até mesmo pelo desgaste físico e emocional que sofrem ao atender os pacientes e seus acompanhantes e conviver com os médicos e chefias. Problemas relacionados ao ambiente hospitalar como as estruturas físicas, os recursos de trabalho disponíveis e a falta de profissionais na área da enfermagem, resultando no acúmulo de tarefas.
Os resultados apontam para alguns aspectos da profissão identificados como causadores de estresse, principalmente relacionados a sobrecarga de trabalho com profissionais que possuem mais de um emprego devido à baixa remuneração gerando desgaste físico e o desgaste emocional principalmente em relação aos médicos e familiares e/ou acompanhantes dos pacientes. Contudo o hospital pesquisado consegue suprir bem seus profissionais, com condições de e verificou-se a presença de elementos atenuantes como o amor pela profissão e o respeito que estes trabalhadores têm dos seus amigos e família.
BATISTA, K. M.; BIANCHI, E. R. F. Estresse do Enfermeiro em Unidade de Emergência. Rev. Latino-am Enfermagem, São Paulo, v.14, n. 4, Jul-Ago. 2006. PAFARO, R. C.; MARTINO, M. M. F. Estudo do estresse do enfermeiro com dupla jornada de trabalho em um hospital de oncologia pediátrica de Campinas. Rev. Esc. Enferm. USP, Campinas, v. 38, n. 2, 2004. STACCIARINI, J. M. R.; TRÓCCOLI, B. T. O Estresse na Atividade Ocupacional do Enfermeiro. Ver. Latino-am. Enfermagem, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 17-25, Mar. 2001.