Resumo

Título do Artigo

CONTABILIDADE DE CUSTOS FRENTE OUTRAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS: percepção de gestores de MPES sobre relevância e desempenho pela matriz de Slack
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Palavras Chave

Contabilidade de Custos
Gestão de MPES
Matriz de Slack

Área

Finanças

Tema

Planejamento e Controle Financeiro

Autores

Nome
1 - Miguel Carlos Ramos Dumer
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Vitória
2 - Annor da Silva Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Ariana Marchezi de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Vitória
4 - MARK MIRANDA DE MENDONÇA
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - BRASÍLIA
5 - Juliana Bremenkamp Medeiros
Faculdade Doctum de Administração e Educação de Vitória (DOCTUM) - Vitória

Reumo

Micro e Pequenas Empresas (MPES) são muito importantes no desenvolvimento da economia de um país, tanto quanto as grandes organizações (AMARAL; NOVA, 2010), Porém, no Brasil apresentam elevada mortalidade precoce, possivelmente pelos gestores possuírem pouco conhecimento de ferramentas de gestão e baixo acesso a informações contábeis. Entre as informações contábeis destacam-se às informações da Contabilidade de Custos, fundamentais para boa gestão, especialmente nas MPES (BACIC et al, 2011).
O objetivo deste trabalho é averiguar o grau de importância – relevância – e o nível efetivo de utilização – desempenho – os empreendedores/gestores de MPES atribuem as informações da Contabilidade de Custos para gestão dos empreendimentos, e comparar com a percepção dos mesmos sobre outros três tradicionais grupos de informações da contabilidade: informações patrimoniais (Balanço Patrimonial), informações de apuração dos resultados (DRE), e informações de controle financeiro (Fluxo de Caixa).
No Brasil, gestores de MPES consideram deficiente o acesso as informações contábeis para tomada de decisão (SOUZA, 2007). É importante compreender essa situação e orienta-los para utilização de informações disponíveis em peças contábeis como Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e DRE em especial as informações de Custos (BACIC et al, 2011). A matriz de Slack (2002) é uma eficiente ferramenta para análise da importância e do desempenho atribuída por gestores a produtos ou práticas nas organizações
A pesquisa pode ser caracterizada como descritiva. Um total de 110 empreendedores, sendo todos gestores de suas MPES das áreas de comercio e serviço, responderam a um questionário com questões que identificavam seu perfil, características dos empreendimentos. Também foi identificado o nível de utilização efetiva e relevância atribuída às informações contábeis avaliadas. A matriz de desempenho-importância de Slack foi utilizada como método de averiguação da situação de cada grupo de informações.
A maioria dos empreendedores são homens, com até o ensino médio e possui ao menos um sócio. A idade média é de 40,5 anos. os empreendimentos possuem média de 6,5 funcionários. Os entrevistados atribuem significativa importância a todas as informações contábeis pesquisadas, em especial as informações do fluxo de caixa. O nível de utilização efetiva das informações contábeis é proporcionalmente mais baixo que a percepção de relevância, o Balanço Patrimonial recebeu menor medida de desempenho.
Para os parâmetros da matriz de Slack, a Contabilidade de Custos não possui posição de destaque defendida por Bacic et al (2011), quando comparada com outros grupos de informações contábeis (Fluxo de Caixa e o DRE), também demonstra que as informações fornecidas pela Contabilidade de Custos encontra-se na matriz em situação que sugere recomendações de melhorias, ou seja, os empreendedores a consideram uma importante ferramenta para a tomada de decisão, porém relatam uma baixa utilização efetiva.
AMARAL, J. V.; NOVA, S. P. C. C. Os fatores de insucesso das empresas de pequeno porte e a contabilidade: um estudo em unidades lotéricas. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 103-119, Jul/Dez 2010 BACIC, M. J.; MEGLIORINI, E.; OLIVEIRA, E. C. M.; YOMURA, N. Manual de Técnicas e Práticas de Gestão Estratégica de Custos para Pequenas e Médias Empresas. São Paulo: CRC-SP, 2011. SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1993.