Resumo

Título do Artigo

PRECISÃO DO MODELO DE PREVISÃO DE FALÊNCIA DE ALTMAN: VALIDAÇÃO EM UMA AMOSTRA MUNDIAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Z’-Score
Empresas Privadas
Falência

Área

Finanças

Tema

Planejamento e Controle Financeiro

Autores

Nome
1 - Mauricio Takahashi
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - HIGIENÓPOLIS
2 - Fernando Henrique Taques
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - HIGIENÓPOLIS
3 - LEONARDO BASSO
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
4 - Giuliana Mari Chierighini
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Bressan, Braga e Bressan (2004) tratam a questão de falência de empresas como um fenômeno importante, pois compromete o desempenho financeiro e a continuidade da empresa. Portanto, ressaltam que é de interesse identificar uma possível sinalização desse cenário para que seja possível a tomada de decisão com o objetivo de estruturar adequadamente a organização e reduzir a possibilidade de falência. Nesse sentido, uma contribuição seminal foi realizada por Altman (1968) com intenção de avaliar a previsão de falência de empresas industriais através de informações financeiras e contábeis.
É de interesse das organizações, observar a validade de indicadores capazes de indicar uma situação de falência de empresas com vistas a promoverem mudanças, seja de natureza estrutural, seja de cunho gerencial. Por outro lado, formuladores de políticas públicas podem se apropriar dessa informação para prever cenários adversos e conduzir alternativas que mitiguem esse efeito, uma vez que esse contexto implica em efeitos na economia real, especialmente sobre emprego e renda. O principal objetivo da pesquisa consiste em testar a validade do Z’-Score proposto por Altman (1993).
Altman (1968) revela que a detecção do cenário de empresas em dificuldades financeiras têm sido alvo de interesse na literatura, mas compreender o fenômeno da falência requer medidas de proporção de indicadores financeiros. Até então, a literatura indicava que a lucratividade, liquidez e solvência eram os indicadores mais representativos, mas compreendiam um entendimento univariado dos indicadores e o que gera questionamentos sobre a validade de suas generalizações, pois as empresas possuem desempenhos relativos distintos.
Análise discriminante múltipla com os respectivos pesos determinados pelo autor, a partir de uma amostra com um conjunto de 1.561 empresas, de diversos segmentos e países, captado na base de dados da Capital IQ® no período entre 1976 e 2015.
Portanto, é possível observar que mesmo diante de um contexto econômico distinto, uma amostra mais representativa e segmentada em mais setores e outras economias, o modelo Z’-Score contendo análise multivariada de dados de empresas de capital fechado é um instrumento relevante para análise multidimensional de falência de empresas.
Nesse sentido, atua como um poderoso instrumento para análise tanto por parte de empresas de concessão de crédito e financeiras, os próprios gestores das empresas e também na estratégia de políticas públicas que possam refletir diretamente sobre a atividade de setores econômicos. Empresas de crédito podem tomar decisões mais seguras com o método de Altman ao invés de modelos próprios, principalmente pela indicam que é possível compreensão para diversos setores. Os gestores, por sua vez, podem tomar medidas imediatas ou de médio prazo com a indicação do Z’-Score ao longo do período.
ALTMAN, E. I. Financial Ratios, Discriminant Analysis and the Prediction of Corporate Bankruptcy. Journal of Finance, v. 23, n. 4, p. 589–609, set 1968. ALTMAN, E, I. Corporate Financial Distress and Bankruptcy, 2nd ed., New York: John Wiley & Sons, 1993. ALTMAN, E, I.; HOTCHKISS, E. Corporate Financial Distress and Bankruptcy: Predict and avoid bankruptcy, analyze and invest in distreseed debt, 3rd ed., New York: John Wiley & Sons, 2005.