GRAU DE ADERÊNCIA DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS PRESENCIAIS DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS AO MODELO PROPOSTO PELO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
1 - Fernando Ronny de Freitas Oliveira Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA - Quixadá
2 - Oderlene Vieira de Oliveira UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiros
3 - Sérgio Seabra da Silveira Filho UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiroz
Reumo
Com a variedade de currículos do curso de ciências contábeis surge uma preocupação mundial com o processo formativo dos profissionais da contabilidade. Nesse contexto, organismos internacionais de contabilidade como a ONU/UNCTAD/ISAR têm apresentado trabalhos que visam a elaboração de um programa mundial de estudos em contabilidade (PIRES; OTT, 2008). Esse fato motiva os estudos sobre as situações de uniformidade do ensino contábil no Brasil, onde essa preocupação é ainda maior, uma vez que o processo de internacionalização das normas brasileiras de contabilidade entrou em vigência em 2010.
Frente a este cenário elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: Qual a aderência das matrizes curriculares dos cursos presenciais de bacharelado em ciências contábeis ao modelo proposto pelo CFC? Este trabalho tem por objetivo geral identificar o grau de aderência das matrizes curriculares dos cursos presenciais de bacharelado em ciências contábeis das IES ao modelo proposto pelo CFC.
As Diretrizes curriculares funcionam como orientações estruturadas, que direcionam a maneira como os conteúdos devem ser organizados, ou seja, é a partir das orientações apresentadas na Resolução CNE/CES 10/2004, que as IES devem organizar suas matrizes curriculares (MENDES; SILVA; NIYAMA, 2011). Em 2009, o CFC publicou um documento no qual apresenta uma proposta de matriz curricular com as disciplinas para os cursos de Ciências Contábeis. O modelo apresentado visa atender as demandas do mercado por um e currículo nacional mais harmonizado, em que as disciplinas estão organizadas em 3 eixos.
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa. O método qualitativo fo utilizado para analisar as disciplinas do modelo proposto pelo CFC, comparando-as com as disciplinas das matrizes curriculares adotadas pelas IES. Na segunda etapa, foram aplicadas metodologias quantitativas, onde verificou-se os percentuais de alinhamento entre matrizes adotadas pelas IES com o modelo proposto pelo CFC, com uso de técnicas de estatística descritiva. A população consistiu em 29 IES, listadas no site do Ministério da Educação. Para analisar os dados utilizou-se da Análise de Conteúdo.
Nos cursos ofertados por IES pública, o percentual médio de aderência foi de 73%, estando abaixo do percentual médio apresentado pelas IES privadas, que tem uma média de 76% de aderência. Quando comparado os percentuais médios de aderência das IES por organização acadêmica, os centros universitários apresentam o melhor percentual, 83%, seguido pelas universidades com 76%, e as faculdades com 75%, apresentam o menor percentual médio de aderência à matriz proposta pelo CFC. Quanto as disciplinas, verifica-se entre as de maior aderência as propostas no eixo de formação teórico-prática.
Considerando a quantidade média das disciplinas propostas na matriz CFC, conclui-se que, as IES apresentam uma aderência média de 31 disciplinas, de um universo de 46 disciplinas, o equivalente à 67% de aderência à matriz proposta pelo Conselho, sendo os eixos de formação básica e teórico-prático os que apresentam maior percentual de aderência, com percentuais de 83% e 84%, respectivamente. E os eixos de formação profissional, com 72%; e as disciplinas propostas como optativas, com 11% de aderência, revelam-se com os menores percentuais.
CARNEIRO, J. D. et al. (coord.). Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em ciências contábeis. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade, 2009.
MENDES, Paulo Cesar de Melo; SILVA, Antonio Batista; NIYAMA, Jorge Katsumi. A Aderência Do Conteúdo Da Disciplina Contabilidade Tributária Ministrada Nos Cursos De Graduação Em Ciências Contábeis Do Brasil Ao Conteúdo Do Currículo Internacional Proposto Pela ONU. Revista Ambiente Contábil – UFRN – Natal-RN. v. 3. n. 1, p. 1 – 19, jan./jun. 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.