Resumo

Título do Artigo

RECURSOS DESTINADOS AOS NASCIMENTOS NO SUS: Um estudo de caso do município de São José do Rio Preto/SP
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Partos
Custos
Gestão em Aaúde

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - Márcia Mello Costa De Liberal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina
2 - Suzimeiri Brigatti Alavarse Caron
Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto - Central

Reumo

Considerando-se que a verba destinada à saúde é cronicamente escassa e mais, especificamente, à assistência materno- infantil, a questão dos partos no SUS deve ser discutida sob a ótica do impacto dessa opção no custeio da saúde.
Apresentar o custo dos nascimentos SUS no ano de 2015 no município de São José do Rio Preto/SP.
A pesquisa realizada apontou que o percentual de partos cesáreos do município de São José do Rio Preto é extremamente elevado (aproximadamente 70% dos partos realizados no SUS), estando entre os maiores do mundo, pois o parâmetro indicado pela Organização Mundial de Saúde é de que somente 15% dos partos sejam partos cesáreos.
Trata-se de estudo populacional transversal de caráter descritivo, de todos os nascimentos ocorridos no Sistema SUS cujas mães residias no município de São José do Rio Preto no momento dos partos no ano de 2015 (dados secundários).
O município de São José do Rio Preto/SP apresentou altas taxas de parto cesáreo, alto custo médio dos partos normais, menor diferença de custo entre parto normal e cesáreo e baixo tempo médio de permanência para ambos os tipos de parto.
A educação em saúde, a desmistificação do sofrimento no parto normal, a formação profissional e o pré-natal adequado podem influenciar na decisão do tipo de parto, diminuindo os riscos cirúrgicos, mortes maternas e otimização de recursos.
MORAES MS, KUJUMJIAN FG, CHIARAVALLOTI NETO F, LOPES JCC. Avaliação da assistência às gestantes: o caso do município de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil. Rev Bras Saúde Matern Infant 2004;4(4):375-84. OLIVEIRA FA, PROGIANTI JM, PEREGRINO AAF. Custos diretos do parto envolvidos com a prática obstétrica de enfermagem em Casa de Parto. Esc. Anna Nery 2014; 18(3):421-427.