Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL EM PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estratégia
Visão Baseada na Instituição
Pequenas e Médias Empresas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Victória Balady Reis de Souza
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU) - Departamento de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté
2 - EDSON APARECIDA DE ARAUJO QUERIDO OLIVEIRA
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU) - ECA
3 - Marcela Barbosa de Moraes
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU) - Departamento de Economia, Contabilidade e Administração

Reumo

Objetivando a conquista de mercado e atendimento das expectativas dos clientes, proprietários-dirigentes das organizações, tanto de pequeno e médio porte quanto de grande, buscam, entre os estudiosos da estratégia, entender as ferramentas que proporcionem diferenciais competitivos ou resultados financeiros que atendam suas necessidades e possibilite criação de riquezas na empresa.
Esse estudo se propõe ao entendimento: quais são os elementos utilizados na concepção da estratégia organizacional em pequenas empresas de base tecnológica na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale), e quais análises resultam da comparação entre os dados coletados com a teoria da Visão Baseada na Instituição?
Para compreender melhor a evolução dos estudos e contribuir para o contínuo desenvolvimento do campo de pesquisa da gestão da estratégica, o marco teórico deste trabalho está relacionado com o trabalho de Peng et al. (2009) que utiliza da interface defendida pelas instituições na propositura da teoria da Visão Baseada na Instituição, desenvolvendo e ampliando a análise das ações organizacionais para uma visão social, econômica e política.
A pesquisa valeu-se da abordagem qualitativa com estudo de casos múltiplos, seguindo as recomendações de Eisenhardt (1989). O estudo abordou a realidade de duas PMEs de base tecnológica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com proprietários-dirigentes. A análise ocorreu em profundidade para cada caso e, depois, de modo comparativo entre os casos na busca de similaridades e diferenças da amostra estudada.
Em uma análise dos dados generalizada, ambas as empresas pesquisadas (Kiússi e ICE do Brasil) identificaram em sua estratégia organizacional a presença dos elementos constituintes da teoria do IBV.
: Pode-se concluir que, de acordo com a análise dos dados coletados nas entrevistas e o confronto do resultado com o marco teórico da Visão Baseada na Instituição, é possível identificar que o modelo proposto é plausível de aplicabilidade em pequenas empresas de base tecnológica, pois apresenta uma amplitude de análises que o próprio proprietário-dirigente pode efetivar e obter possibilidades de geração de riqueza para a empresa.
PENG, Mike W.; PLEGGENKUHLE‐MILES, Erin G. Current debates in global strategy. International journal of management reviews, v. 11, n. 1, p. 51-68, 2009.